Um vídeo que circula nas redes sociais nesta semana causou revolta e comoção ao mostrar uma cena alarmante no município de Anamã (a 162 km de Manaus). Nas imagens, uma mulher — mãe de um bebê autista recém-operado — é vista atravessando um trecho alagado em cima de uma tábua estreita, o que restou de uma ponte retirada pela Defesa Civil local. Em determinado momento, a mãe ainda precisa entrar na água para seguir o trajeto. A cena, registrada por uma vizinha, escancara o estado de abandono vivido por moradores da cidade sob a gestão da prefeita Kátia Dantas (MDB).
Segundo relatos da moradora que gravou o vídeo, a ponte que dava acesso à residência da mulher foi retirada pela Defesa Civil no dia anterior à gravação. Sem alternativa segura, a mãe passou a depender de uma simples tábua para sair de casa e buscar alimentos, medicamentos e produtos de higiene para cuidar dos curativos do filho, que recentemente passou por cirurgia.
“Ontem a Defesa Civil veio aqui na rua Raimundo Tavares e tirou a ponte que era o meio de transporte dessa mãe. Agora ela tem que entrar na água para comprar os alimentos do filho e pegar os materiais para fazer a limpeza dos curativos do bebê dela”, relatou a vizinha, indignada com a negligência das autoridades.
A cena viralizou nas redes sociais, gerando críticas severas à administração municipal e pedidos por uma resposta urgente. A população local denuncia a falta de assistência básica durante o período de enchente, em uma cidade que, ano após ano, enfrenta o mesmo tipo de calamidade sem planejamento preventivo.
Denúncias de crimes ambientais e nepotismo em Anamã
Além do descaso com a infraestrutura e o bem-estar dos moradores, a prefeita Kátia Dantas enfrenta sérias denúncias que agravam ainda mais o cenário de crise em Anamã. O Portal Alex Braga (PAB) recebeu documentos e testemunhos que apontam a ocorrência de crimes ambientais e práticas de nepotismo por parte da gestora.
LEIA MAIS: Prefeita Kátia Dantas é denunciada por crimes ambientais e nepotismo em Anamã
De acordo com as denúncias, a prefeitura estaria realizando a queima ilegal de resíduos sólidos no lixão da cidade — prática proibida por lei — e enterrando lixo em áreas alagadas para encobrir as irregularidades. A geografia típica de Anamã, composta por regiões alagáveis, faz com que, com a subida dos rios, os resíduos emergem, contaminando a água e provocando a morte de peixes. A situação representa um risco à saúde pública e à subsistência dos ribeirinhos que dependem da pesca.
Além disso, Kátia Dantas é acusada de nepotismo por ter nomeado o próprio esposo como secretário municipal de Administração e Finanças, Jecimar Pinheiro Matos, ex-prefeito de Anamã condenado por irregularidades na aplicação de verbas públicas e que responde a diversos processos judiciais.

NOTA
O Núcleo de Reportagem Investigativa do Portal Alex Braga entrou em contato com a prefeitura de Anamã para falar sobre a situação da ponte que foi retirada, mas até a publicação desta matéria não obtivemos respostas.

LEIA MAIS: Prefeita de Anamã paga mais de R$400 mil por escola de madeira com duas salas sem licitação