Terça-feira, 8 Outubro

O governador três vezes cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR), Antônio Denarium, menosprezou a decisão da Justiça Federal que afastou do poder a secretária da secretaria de Saúde (Sesau), Cecília Lorenzon. Denarium postou em sua rede social, uma exaltação às cirurgias ortopédicas realizadas no Estado, alvo de investigação da Polícia Federal (PF).

Cecília Lorenzon foi afastada do cargo na última sexta-feira (3), por determinação da Justiça Federal após a Operação Hegeia, que investiga suspeita de fraudes em cirurgias ortopédicas no Estado. A casa da secretária foi alvo de buscas e aprensão.

A investigação que desencadeou a Operação da Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU), teve início após denúncia por supostas irregularidades na Adesão da Ata de Registro de Preços da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), pela Secretaria de Saúde de Roraima (Sesau), originando contrato de mais de R$ 30 milhões.

Conforme a investigação da PF, as contratações de empresas que prestam serviço para a Saúde foram feitas “sem um estudo técnico preliminar comprovando a necessidade interna do serviço, desconsiderando auditorias anteriores do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria-Geral da União (CGU)”.

Leia mais: Sesau de Lorenzon teria favorecido empresa em contrato de mais R$30 milhões, aponta CGU

Na tentativa de ‘abafar o caso’, Denarium festejou, através de uma publicação em sua rede social no domingo (4), dados sobre a realização de cirurgias ortopédicas em RR.

“Estamos fazendo um trabalho na área de saúde que vem merecendo destaque no cenário nacional. Nos últimos dois anos tivemos uma grande redução na fila de espera das cirurgias ortopédicas, que representa uma das maiores demandas do estado.

Ao longo da nossa gestão foram 11.273 cirurgias ortopédicas realizadas e dessas 8.214 eletivas e 3.059 emergenciais”, escreveu Denarium.

Mas, o tiro saiu pela culatra! A publicação ignora a seriedade do trabalho da Polícia Federal, Justiça e CGU. Denarium deixou de reconhecer o desperdício de dinheiro público, suposta fraude na contração serviço e assumir para a população que seu governo pode ter cometido um erro.

Vale ressaltar que o contrato para cirurgias ortopédicas firmado pela sua fiel escudeira é apenas a ponta do iceberge diante a outras inconsitências em contratos milionários firmado pela Sesau na gestão Lorezon.

Em sua publicação, Denarium acaba na verdade enaltecendo a prática de sobrepreço em contratações, feitas sem nehum compromisso com a boa gestão pública, o que estabeleceu o caos na Saúde de Roraima.