Domingo, 26 Maio

O governador Antonio Denarium prometeu em fevereiro que o Abril Estadual Yanomami seria entregue em 30 dias para a população indígena, após a crise sanitária que repercutiu em todo o Brasil. A estrutura era para ser montada próxima da Casa de Saúde Indígena, na zona rural de Boa Vista. 

O Abrigo Estadual Yanomami estava previsto para ser instalado até março, mas até o momento não existe sinal de instalação. A reportagem da FolhaBV esteve no local, mas não existe sequer placa da futura implantação, na região do Monte Cristo. 

O anúncio foi realizado pelo governador Antonio Denarium no dia 3 de fevereiro, que o abrigo seria instalado em 30 dias. O gestor de Roraima chegou a encaminhar um documento ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, onde ainda indicou que a gestão seria do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Yanomami.

Denarium informou ainda que o espaço seria adaptado para acolher os indígenas em tratamento de saúde, com ambiente seguindo os costumes da etnia. No local, funcionaria a administração, enfermaria e coleta de exames.

A reportagem chegou a questionar a Secretaria de Saúde de Roraima (Sesau) sobre a situação, em nota respondeu que o projeto está em fase de ajustes finais. “Tais acertos para o pleno funcionamento estão sendo feito juntamente com o Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami, que será responsável pela gestão da unidade”.