Quinta-feira, 10 Julho

Enquanto o governador Wilson Lima se movimenta em clima de campanha rumo ao Senado em 2026, vídeos e denúncias sobre o estado crítico da saúde pública do Amazonas têm viralizado nas redes sociais. A insatisfação da população tem crescido diante da precariedade dos hospitais, com destaque para o Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (ICAM).

Em um vídeo que circula amplamente nas plataformas digitais, uma acompanhante de paciente no ICAM faz um desabafo revoltado. “Tá vendo, Wilson Lima? Olha aqui o ICAM. Os meninos vomitaram e não tem ninguém da limpeza aqui. A mãe do paciente que tá limpando. Eu que tô limpando. Além de faltar remédio, as camas não têm lençol. Sacanagem isso. Atendimento péssimo”, afirma, mostrando o interior da unidade.

Leia mais: Vídeos: acompanhantes limpam Maternidade Ana Braga: ‘está entregue às baratas’

As imagens, que mostram a ausência de profissionais de limpeza e a presença de acompanhantes realizando os serviços de higiene, causaram indignação entre os internautas. Uma usuária comentou: “Lá só servem frango todo dia. Enquanto isso, a conta bancária do nosso governador tá recheadíssima”.

Relato de internauta

Outra mulher relatou: “Passei sete dias lá e o banheiro era podre. Limparam só duas vezes em uma semana”.

Relato de internauta

Maternidade Ana Braga “entregue as baratas”

As críticas não se limitam ao ICAM. Nesta mesma semana, o Portal do Alex Braga divulgou uma grave denúncia sobre a Maternidade Ana Braga. A reportagem aponta que acompanhantes de mulheres que acabaram de dar à luz estão arcando com os custos de produtos de limpeza e executando serviços gerais, devido ao abandono das funções por parte dos profissionais da limpeza, que estariam há três meses sem receber salários.

Leitos sem lençóis

“Aqui só tem dipirona e sulfato ferroso. Os outros medicamentos estão em falta. Os banheiros estão imundos e, se a gente quiser limpo, tem que trazer material de casa. Até uma vassoura eu tive que arrumar para varrer. Lençóis para os leitos não têm, e as cadeiras que ficam com os acompanhantes estão todas quebradas”, contou uma acompanhante, que pediu anonimato por medo de retaliações.

A situação foi classificada por ela como “entregue às baratas” e revela não apenas o abandono estrutural, mas também a crise de gestão que afeta diretamente a dignidade de pacientes e seus familiares.

NOTA

O Núcleo de Reportagem Investigativa do Portal Alex Braga entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) pata comentar a denúncia, mas até a publicação desta matéria não obtivemos respostas. O espaço segue aberto para esclarecimentos.

Leia mais: Vídeos: pacientes ficam sem ar-condicionado e recebem almoço estragado no 28 de Agosto