Sábado, 12 Julho

Um vídeo gravado e divulgado nas redes sociais por Elias Santos, filho de uma moradora de Itacoatiara, está gerando grande repercussão nas redes sociais e acendendo o alerta sobre a situação da saúde pública no município. Visivelmente indignado, Elias aparece sozinho em frente ao Hospital Regional José Mendes, segurando um cartaz com os dizeres: “Fora prefeito! Cirurgias atrasadas, dinheiro público gasto em festa e a saúde pública uma vergonha.”

No vídeo, Elias critica duramente a gestão do prefeito Mário Abrahim (Republicanos), acusando a administração de negligência e desvio de prioridades.

“Tô aqui na frente desse hospital trazendo meu repúdio pra esse prefeito, que não tem capacidade pra governar uma cidade. O hospital tá um caos na saúde pública. Ele tá gastando o nosso dinheiro em festa enquanto tem muita gente morrendo aqui”, denuncia.

Leia mais: Mário Abrahim e vereadores de Itacoatiara viram alvos do TCE-AM por aumentos de salários

PREFEITO E FILHO DEPUTADO BANCAM FESTA COM VERBA PÚBLICA

O prefeito Mário Abrahim está no segundo mandato, é pai do deputado estadual Thiago Abrahim, e foi alvo de polêmica por aumento do próprio salário.

Apesar de não ter Saúde na cidade, ano passado o filho dele enviou verba milionária para festa.

O deputado estadual Thiago Abrahim (União Brasil), destinou quase R$ 2 milhões de emenda parlamentar à Expofest.

O deputado Thiago Abrahim enviou o valor milionário, por meio da Emenda Parlamentar Individual nº 006/2024, conforme publicado no Diário Oficial dos Municípios, no último dia 29 de outubro.

O envio seria para “apoiar” financeiramente a 3ª Edição do Expofest, que aconteceu entre os dia 25 e 27 de outubro em Itacoatiara. O valor destinado chegou a um total de R$ 1.999.995,90 (um milhão, novecentos e noventa e nove mil, novecentos e noventa e cinco reais e noventa centavos).

TEM FESTA, MAS O HOSPITAL…

O protesto, segundo Elias, foi motivado pelo caso de sua própria mãe, que precisou ser levada às pressas para Manaus após o hospital local não conseguir realizar um procedimento de drenagem de líquido no abdômen.

“Minha mãe teve que se destinar para Manaus por negligência desse hospital. Eles não conseguiram tirar o líquido da barriga dela. Tivemos que ir pra Manaus em busca de ajuda, sem dinheiro nenhum. Porque aqui é só profissional incapaz”, desabafa.

Protesto do filho de paciente

A manifestação espontânea e solitária de Elias rapidamente mobilizou internautas, que passaram a relatar situações semelhantes envolvendo o Hospital Regional José Mendes. Uma usuária comentou:

“Esse hospital sempre foi assim. Sai prefeito, entra prefeito e não muda nunca. Há 35 anos meu pai morreu nesse hospital por causa de uma cirurgia de apendicite que não foi feita.”

NOTA PREFEITURA DE ITACOATIARA

O Núcleo de Reportagem Investigativa do Portal Alex Braga entrou em contato com a prefeitura de Itacoatiara para questionar a situação denunciada pelo filho da idosa, bem como a falta de atendimento por parte dos médicos da unidade de saúde, mas até a publicação desta matéria não obtivemos respostas.

LEIA MAIS: Mário Abrahim e vereadores de Itacoatiara viram alvos do TCE-AM por aumentos de salários

Foto: Reprodução redes sociais

O espaço segue aberto para a prefeitura de Itacoatiara caso queira prestar esclarecimentos.

Leia mais: Em Itacoatiara, emenda milionária do filho banca festa da Prefeitura comandada pelo pai