Uma cena que tem se tornado cada vez mais frequente nos hospitais de Manaus mostra a dura realidade enfrentada por pacientes que buscam atendimento de urgência: a falta de leitos e a ausência de condições mínimas de atendimento. Em um vídeo enviado ao Portal do Alex Braga (PAB) é possível ver diversos pacientes sendo atendidos em macas nos corredores do Hospital João Lúcio, sem qualquer estrutura necessária para o tratamento adequado.
Lei Mais: Paciente com abscesso no cérebro está há mais de 60 dias sem remédio no João Lúcio
De acordo com a denúncia de uma fonte que pediu para não ser identificada, a maioria dos pacientes que estão em situações extremamente graves é composta por idosos. Eles são deixados de lado, sem atendimento especializado, enquanto aguardam por leitos disponíveis na unidade de saúde. A denúncia questiona a gestão do governo Wilson Lima, que afirma estar investindo milhões na melhoria da infraestrutura dos hospitais do Estado.
“São vários pacientes com problemas de saúde graves. Eles estão há dias em macas nos corredores deste hospital à espera de leito e ninguém da direção dá um posicionamento”, disse a denunciante.
A situação de abandono no hospital é ainda mais alarmante em casos como o de um homem em situação de rua, que foi levado ao Hospital João Lúcio após passar mal. O paciente foi deixado em uma maca no corredor e, devido à falta de acompanhante, depende da ajuda de outros pacientes para realizar tarefas básicas como trocar de fralda, se alimentar e tomar banho.
“Esse paciente é morador de rua. Não tem ninguém por ele. Ele precisa de ajuda para trocar de fralda, para se alimentar e tomar banho. As enfermeiras não querem ajudar ele e agora ele grita de dor porque criou uma ferida nas nádegas devido ao tempo em que ele fica deitado, sem ter quem ajudá-lo. São as acompanhantes de outros pacientes que têm pena dele e às vezes o ajudam com algo”, relatou.
O vídeo foi gravado na segunda-feira (24), mas a situação descrita não é um caso isolado, segundo a fonte.
“Infelizmente, isso é constante neste hospital. Falta de leito, falta de informação, má vontade no atendimento de alguns enfermeiros, desorganização e quem sofre é a população, que depende desses hospitais por questões de saúde. Isso é um tratamento desumano”, desabafou.
Denúncia de fonte mantida em sigilo
A situação exposta no vídeo é um reflexo de um sistema de saúde falido e um desrespeito à dignidade dos cidadãos que dependem desses serviços essenciais. Enquanto o governo do Amazonas continua a divulgar dados sobre melhorias e investimentos, a realidade nas unidades de saúde mostra que a população segue sendo a maior vítima dessa negligência.
O outro lado
O Núcleo Investigativo do PAB, entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Ses-AM) para questionar sobre a falta de leitos, mas até a publicação desta reportagem não tivemos respostas.
O espaço segue aberto para esclarecimentos.

Leia Mais: +Verdade: Pacientes denunciam descaso e más condições no Platão Araújo e João Lúcio