Com o distanciamento e atritos nos últimos meses entre os governos do Brasil e Venezuela, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT), decide não comparecer à posse de Nicolás Maduro à presidência no país vizinho, na próxima sexta-feira (10).
Após o presidente Lula não considerar a reeleição de Maduro como presidente da Venezuela. A relação entre os dois países se desmanchou e Lula, pela primeira vez, decide não está presente na cerimônia de posse de líderes que quer estreitar relações e manter alianças.
Na ocasião, Lula, segundo informações de fontes do governo federal, mandará como representante, a embaixadora brasileira em Caracas, Glivânia Maria de Oliveira.
Eleições venezuelanas
O líder venezuelano é sucessor de Hugo Chávez, estando no comando do país desde 2013. Agora irá para o seu terceiro mandato, após uma eleição considerada como fraudulenta pela oposição, por organismos internacionais e outros países.
O presidente Lula exigiu que fossem apresentadas as atas eleitorais que para que pudesse comprovar a regularidade do processo das eleições venezuelanas, porém o pedido foi recusado. Desde então, a relação dos dois países