O Núcleo de Investigação do Portal Alex Braga recebeu imagens exclusivas e lamentáveis onde pacientes do Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo padecem enquanto aguardam atendimento nos corredores da unidade de saúde do Estado do Amazonas, localizado na zona leste de Manaus.
As imagens foram gravadas pela filha de uma idosa de 83 anos que espera atendimento em cima de uma maca improvisada no corredor onde fica um dos banheiros do hospital.
Conforme narrado pela filha da paciente, a mulher sofreu uma fratura no colo do fêmur esquerdo e veio do município de São Paulo de Olivença, interior do Estado, buscando tratamento e possível cirurgia, mas se deparou com um cenário caótico, hostil e desumano, onde se encontra desde o último dia 25 de novembro até hoje.
No vídeo, a mulher destaca a falta de remédios como dipirona e até mesmo copo descartável para o consumo de água. Ela pede, ainda, que sua mãe e as demais pessoas que estão no local sejam atendidas e possam receber um tratamento melhor.
Quem também esteve no local para verificar a situação e reforçar a denúncia, foi Denison Vilar do SAMU, representante do movimento social ‘Todos Pela Saúde’. Ele registrou outros corredores na mesma situação.
Denison critica a estrutura do Platão Araújo e destaca a contratação de uma OS de Goiás que foi contratada por R$ 2 bilhões para gerir os hospitais 28 de Agosto e Dona Lindu.
Segundo Denison, somente ontem, quando o vídeo foi gravado, haviam cinco macas retidas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no Platão Araújo, tendo em vista a falta de leitos e de macas, na unidade.
Leia mais: Enquanto servidores da Saúde protestam, deputados estaduais viajam
Solicitação de Nota
Entramos em contato com a Secretaria de Saúde do Estado para questionar os fatos da denúncia, mas até o fechamento dessa matéria, não fomos respondidos.