Quinta-feira, 2 Outubro

Após as recentes atritos entre a Venezuela e Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou que Nicolás Maduro, não é um “problema” do país brasileiro e que não deve ficar “preocupado” com o país vizinho.

A declaração foi feita em entrevista à Rede TV!, exibida no último domingo (10), após evitar tocar no assunto desde o início das ofensivas entre os países.

“Eu aprendi que a gente tem que ter muito cuidado quando a gente vai tratar de outros países e de outros presidentes. Eu acho que o Maduro é um problema da Venezuela, não é um problema do Brasil”, disse o petista.

O presidente também foi questionado pelo senador Jorge Kajuru (PSB-GO), sobre decidir “ignorar” Maduro e os problemas enfrentados com a Venezuela. Lula, por outro lado, disse que deseja que o país vizinho “viva bem” e que focará em cuidar dos assuntos do Brasil.

“Eu vou cuidar do Brasil, o Maduro cuida dele, o povo venezuelano cuida do Maduro, e eu cuido Brasil. E vamos seguir em frente. Porque também não posso ficar me preocupando. Ora brigar com a Nicarágua, ora brigar com a Venezuela, ora brigar com não sei com quem. Tenho é que tentar brigar para fazer esse país dar certo”, declarou Lula.

Brasil X Venezuela

A rivalidade entre o Brasil e a Venezuela se iniciou após o resultado das eleições venezuelanas. O Conselho Nacional Eleitoral (CNE), declarou Nicolás Maduro como presidente reeleito.

O resultado não foi aceito por muitos países e organismos internacionais, inclusive o Brasil, que pediu a apresentação das atas eleitorais, para comprovar o resultado da eleição. Porém, os órgãos venezuelanos responsáveis não apresentaram detalhes da apuração.

Com o não reconhecimento da vitória de Maduro, a relação histórica entre os dois líderes, se estremeceram e desencadeou os recentes ataques da Venezuela ao governo brasileiro.

Exit mobile version