Manaus – O Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, de responsabilidade da Secretaria de Saúde de Estado (SES-AM), resolveu improvisar um ar-condicionado por um garrafão de água e suspender o equipamento ‘estribo’ por atadura aos pacientes que estão na unidade hospitalar.
A denúncia chegou até o Núcleo Investigativo do PAB, por meio de vídeos enviados por servidores e acompanhantes que mostram o desastre que se encontra o 28 de Agosto. Vale ressaltar, que a pasta da saúde é a que mais recebe recursos financeiros.
Leia Mais: 28 de Agosto deixa pacientes da UTI sem Raio-X e insumos básico
28 de Agosto improvisa ar-condicionado e troca equipamento por atadura
A primeira denúncia foi sobre a falta de estribo [o estribo é uma peça fundamental na ortopedia, proporcionando suporte confiável em diversas intervenções], segundo relatos a SES não se preocupou em pedir o equipamento e para toda a unidade só existe um desses e está alocado na perna de um paciente. Os outros que estão, também, na ortopedia está sendo segurado por fio e faixa de atadura.
Confira o vídeo de paciente com Estribo:
Confira vídeo de paciente com atadura:
Segundo os denunciantes, os médicos da ortopedia estão de mão atadas e os pacientes jogados a própria sorte. Na mesma mensagem, eles obram cadê a fiscalização?

Um denunciante ainda cita sobre o valor que seria terceirizado o Hospital e a Maternidade Dona Lindu por R$ 2 bilhões, na gestão do governador Wilson Lima (UB)

Em busca no Diário Oficial do Estado, não foi possível encontrar nenhuma compra do material cirúrgico.

Ar-condicionado improvisado com garrafão de água na UTI
No mesmo dia da denúncia da falta do Estribo, os denunciantes enviaram um vídeo de um quarto da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde mostra a improvisação do ar-condicionado com garrafão de água.

Na mensagem uma acompanhante relata tudo o que viu durante os dias que ficou com um familiar na unidade de saúde.
Confira o vídeo:
O vídeo mostra a problemática que se encontra a saúde do Estado do Amazonas na gestão de Wilson Lima e a secretária de saúde Nayara Maksoud.
28 de Agosto silencia
O PAB, enviou um e-mail questionando a direção do Hospital e Pronto-Socorro sobre as duas situações denunciadas à este Portal.

Até a publicação da matéria o hospital não se pronunciou. O espaço segue aberto.
Leia Mais: Teto do Platão se abre sob chuva e UTI alaga após Wilson gastar milhões em reforma
Envia sua denúncia ou sugestão para a nossa linha direta por meio do número (92) 98144-6017.