Maués/AM – Candidato a vice-prefeito em Maués, Paulo PP (PRD), é denunciado por mais um crime, desta vez o aliado de Felipe Souza estaria cometendo crime ambiental por mandar lavar sua embarcação na praia do município. Paulo PP, pertence ao Partido Renovação Democrática (PRD), ligado ao deputado estadual Felipe Souza, que é presidente do PRD.
Paulo José Batista de Almeida (Paulo PP), é empresário na área de navegação. Paulo PP já responde um processo ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), por suspeita, de traficar drogas em suas embarcações que fazem rota entre os municípios de Maués, Itacoatiara e Manaus e por lavagem de dinheiro.
Leia Mais: Investigado por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, empresário quer ser prefeito de Maués
Denúncia
Um vídeo enviado ao Núcleo Investigativo do PAB, mostra que Paulo PP, estaria cometendo crime ambiental. um morador do município de Maués fica totalmente revoltado com a cena. A embarcação de Paulo, está bem próxima da praia e um homem aparece lavando a lateral do barco, usando a água do rio, o que configura crime ambiental.
Indignado, o responsável pela filmagem chega a questionar como Paulo José quer ser o vice-prefeito de Maués, causando todo esse transtorno e cometendo crime ao meio ambiente.
Veja o vídeo:
Crime ambiental
Os crimes ambientais são uma das principais ameaças à sustentabilidade do planeta e à qualidade de vida das pessoas. Esses delitos são caracterizados como ações ou omissões que causam danos e degradação aos recursos naturais e ecossistemas.
São considerados crimes ambientais: desmatamento, pesca ilegal, poluição, queimadas, caça ilegal e tráfico de animais silvestres. Esses delitos têm consequências graves, como a extinção de espécies animais e vegetais, a contaminação da água, do solo e o desequilíbrio dos ecossistemas.
Legislação
No Brasil, os crimes ambientais são regidos pela lei 9.605/98, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. A lei prevê penas como detenção, multa e prestação de serviços à comunidade, além de medidas restritivas de direitos. Além disso, a Constituição Federal de 1988 estabelece o dever do Estado e da sociedade de preservar o meio ambiente, garantindo o direito a um ambiente ecologicamente equilibrado.
A legislação ambiental tem o objetivo de proteger o meio ambiente e garantir a qualidade de vida das pessoas. As leis ambientais são importantes para coibir os danos ao meio ambiente e para responsabilizar aqueles que causam os danos. Além disso, a legislação ambiental também incentiva a adoção de práticas sustentáveis em empresas e empreendimentos.
A lei de Crimes Ambientais, como é conhecida, é uma das mais rigorosas do mundo, e estabelece punições severas para quem comete crimes ambientais. Ela também é responsável por criar órgãos de fiscalização ambiental, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que tem a missão de fiscalizar e controlar as atividades que possam causar danos ao meio ambiente.
Investigado por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro
Em maio deste ano, nossa equipe de reportagem teve acesso ao processo do (MP-AM) que mostra que o empresário de navegação e candidato a vice-prefeito em Maués, Paulo José Batista Almeida, é suspeito de traficar drogas em seus barcos.
O documento aponta suposto envolvimento de Paulo José no transporte e comércio de entorpecentes nos municípios onde seus barcos transitam.
O ofício do MP-AM mostra que o modo operante de Paulo consistia em coletar a maconha produzida por produtores rurais de Maués durante a madrugada, sob uso de lanchas “voadeiras” que apanhavam os entorpecentes em trechos entre as cidades de Maués e Itacoatiara, e os levavam para o barco.
A denúncia aponta que, durante as coletas da maconha, esta era trocada por pasta base de cocaína que era desembarcada na cidade de Itacoatiara, ainda pela madrugada, onde os entorpecentes seguiam de táxi para Manaus na intenção de “dificultar o rastreamento da quadrilha.”
As investigações mostram que Paulo José utilizava seus dois barcos, PP 2001 e PP 2002, para realizar o transporte dos entorpecentes.
Ministério Público
O Ministério Público do Amazonas afirmou que obteve informações que apontavam que Paulo José e a quadrilha que operava no transporte e no comércio dessa droga tinham pessoas infiltradas nas polícias Federal, Civil e Militar e nas capitanias dos portos de Maués, Itacoatiara e Manaus, o que tornava difícil o planejamento de rastreamento e monitoramento da quadrilha por parte dos investigadores.
As investigações deram conta de que os barcos e demais patrimônios sob custódia de Paulo José era oriundos de lavagem de dinheiro, além do tráfico de drogas.
Ligação
O empresário Paulo PP, lançou sua candidatura sob filiação ao Partido Renovação Democrática (PRD), sigla a qual também pertence o deputado estadual Felipe Souza, que é presidente do PRD e esteve no evento que consagrou Paulo.
Em fevereiro, o deputado Felipe Souza anunciou na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que assumiu a direção do diretório regional no Amazonas do Partido Renovação Democrática (PRD).
O deputado é da base do governador Wilson Lima (UB), e afirmou na época que iria mexer no que achasse necessário para ajustar a casa.
O PRD é a união do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e do Patriota, de onde vem o parlamentar.
Leia Mais: Felipe Souza e Thaysa Lippy se calam sobre repasses milionários às instituições ligadas à igreja Ágape
Envia sua denúncia ou sugestão para a nossa linha direta por meio do número (92) 98144-6017.