Sexta-feira, 14 Junho

O núcleo de investigação teve acesso com exclusividade ao processo do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) que mostra que o empresário de navegação e pré-candidato a prefeitura de Maués, Paulo José Batista Almeida, é suspeito de traficar drogas em seus barcos que fazem rota entre os municípios de Maués, Itacoatiara e Manaus.

Tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

O documento aponta suposto envolvimento direto de Paulo José no transporte e comércio de entorpecentes nos municípios onde seus barcos transitam.

O ofício do MPAM mostra que o modo operante de Paulo consistia em coletar a maconha produzida por produtores rurais de Maués durante a madrugada, sob uso de lanchas “voadeiras” que apanhavam os entorpecentes em trechos entre as cidades de Maués e Itacoatiara, e os levavam para o barco.

O entorpecente era confeccionado por produtores rurais de Maués

A denúncia aponta, ainda, que, durante as coletas de maconha, esta era trocada por pasta base de cocaína que era desembarcada na cidade de Itacoatiara, ainda pela madrugada, onde o entorpecente seguia de táxi para Manaus na intenção de “dificultar o rastreamento da quadrilha.”

A droga era transportada de barco até Itacoatiara e de lá seguia da táxi até Manaus

As investigações mostram que Paulo José utilizava seus dois barcos, PP 2001 e PP 2002, para realizar o transporte dos entorpecentes durante translado comum feito entre o município local, Itacoatiara e a capital amazonense.

O Ministério Público afirma que obteve informações que apontavam que Paulo José e a quadrilha que operava no transporte e no comércio dessa droga tinham pessoas infiltradas nas polícias Federal, Civil e Militar e nas capitanias dos portos de Maués, Itacoatiara e Manaus, o que tornava difícil o planejamento de rastreamento e monitoramento da quadrilha por parte dos investigadores.

As investigações deram conta de que os barcos e demais patrimônios sob custódia de Paulo José era oriundos de lavagem de dinheiro, além do tráfico de drogas.

Pré-candidatura de Paulo PP

O empresário Paulo PP, como Paulo José Batista Almeida é conhecido em Maués, lançou sua pré-candidatura na noite do feriado Corpus Christi (30), sob filiação ao Partido Renovação Democrática (PRD), sigla a qual também pertence o deputado estadual Felipe Souza, que esteve presente no evento.

Deputado Estadual Felipe Souza no evento de pré-candidatura de Paulo PP

Leia mais: Dossiê revela caminho das emendas de Felipe Souza até chegar aos amigos de confiança

O lançamento da pré-candidatura de Paulo PP foi realizado em uma fazenda local e contou com ornamentação, música e fogos de artifício.

Movimento externo do evento

Fontes informaram com exclusividade ao núcleo de investigação do Portal do Alex Braga que o pré-candidato pagou por carros, ônibus e caminhões para levar pessoas ao evento.

Movimento interno do lançamento de pré-candidatura de Paulo PP

Paulo PP foi às redes sociais nesta sexta-feira (31) para agradecer aos que estiveram presentes na celebração e aos amigos “que trabalharam para que esse evento acontecesse.”

agradecimento do empresário ao povo maueense
Envie sua denúncia ou sugestão de reportagem por meio da nossa linha direta: (92) 98245-1581