O Núcleo de Investigação do Portal Alex Braga teve acesso com exclusividade à uma denúncia que mostra que Mario Augusto (UNIÃO), candidato a prefeito, e Prof. Menezes (PMB), candidato a vereador, teriam firmado um contrato de cunho criminoso registrado em cartório, onde Mario garante que Menezes terá cargo com salário de vereador garantido na prefeitura, caso seja eleito prefeito de Manaquiri.
Para receber sua parte no acordo, o professor Menezes, como é conhecido na cidade, tem espalhado em grupos de WhatsApp do município que também irá garantir vagas e até casas para os eleitores locais que votarem nele e no candidato a prefeito.
No entanto, as promessas que Menezes tem feito aos moradores da região seriam falsas.
Indícios de possível compra de votos
Entre o material recebido por nossa redação estão dois áudios de Prof. Menezes que estão circulando nos grupos de WhatsApp da campanha dele e de Mario Augusto. As gravações de cunho eleitoreiro contendo possível compra de votos, envolvendo eleitores e os candidatos da chapa de Lima e Cidade município, incluem promessas de 1000 casas e 84 vagas em secretarias municipais.
Leia mais: Cabo eleitoral de Mário Augusto afronta TRE-AM em Manaquiri
No primeiro áudio, Menezes pede 15 votos de uma mulher não identificada e afirma que, se a pessoa conseguir, ela terá vaga garantida junto com seu esposo. Confira.
Em outro áudio, Menezes afirma que está aguardando a publicação do anúncio de 1000 casas em diário oficial, destinadas ao município de Manaquiri, onde as famílias contempladas seriam indicadas pelo candidato a vereador.
Menezes afirma, ainda, que os imóveis serão cedidos prioritariamente para quem votar nele e no candidato a prefeito Mario Augusto. Ele diz que para a realização do pré-cadastro para o recebimento das casas, o eleitor interessado deve enviar informações como nome, endereço, número de telefone e a zona eleitoral.
No entanto, não existe nenhum programa social de entrega de 1000 casas, nem tampouco a garantia de vagas em secretarias com exceção da de Menezes que foi registrada em cartório.
Contrato criminoso de parceria futura
Nossa equipe investigativa teve acesso a um contrato particular de pacto e obrigações futuras, firmado e homologado por Mario Augusto e Prof. Menezes no cartório de Manaquiri.
O documento diz que, caso Mario Augusto seja eleito prefeito da cidade, Prof. Menezes terá direito de ser nomeado para um cargo público comissionado na prefeitura, com salário equivalente ao de um vereador ou secretário municipal.
O contrato diz, ainda, que Menezes tem o direito resguardado de abrir mão de sua candidatura para o pleito deste ano, deixando outro candidato concorrer em seu lugar, o que não aconteceu. Confira o documento na íntegra no fim da matéria.
Ontem mesmo o Prof. Menezes publicou seu santinho em suas redes sociais.
A parceria de Menezes e Mario Augusto está cada vez mais consolidada com um apoiando o outro, além de vídeos pedindo votos juntos.