Manaquiri/AM – Com a severa estiagem, Manaquiri passa por obstáculos e dificuldades para as comunidades ribeirinhas da região. Diante disso, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), liberou a entrega e distribuição de 218 cestas básicas para as comunidades rurais do município. Um cabo eleitoral do candidato Mário Augusto (UB), afrontou o TRE-AM e gerou tumulto durante a entrega.
O despacho, assinado pelo juiz Geildson de Souza Lima, da 23° Zona Eleitora, foi datado em 20 de setembro. O ofício ainda informa que a prática já ocorria e sendo coordenada pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social.
A estiagem, fez refém dezoito comunidades rurais deixando-as completamente isoladas do município de Manaquiri e cerca de 6 mil famílias estão sendo afetadas, segundo informações da prefeitura.
O principal canal de acesso ao município e às comunidades é o Rio Paraná do Manaquiri, braço do Rio Solimões. Em condições normais do rio, passam balsas e barcos grandes. Mas, desde o fim de agosto, já não é possível por causa dos bancos de areia que surgiram na vazante do rio.
Leia Mais: Brena Dianná fecha aliança com suspeito de tráfico em Parintins
Tumulto da oposição
Sem procurar saber sobre o motivo das entregas e o uso de van, coordenadores e apoiadores do candidato à prefeito Mário Augusto (União Brasil), geraram tumulto durante a distribuição.
Em vídeos que circulam em grupos de WhatsApp, um empresário do município que é cabo eleitoral do candidato, chega filmando a entrega realizada por agentes da Defesa Civil e funcionários designados da prefeitura.
O mesmo apoiador do candidato do União Brasil, aparece em outro vídeo, nas imagens ele alega que a comunidade beneficiada não teria direito aos alimentos. No vídeo ele manda mensagem de áudio para alguém reclamando. No mesmo momento ele afirma que é época eleitoral e deixa os moradores acuados com a intimidação.
Decreto emergencial em Manaquiri
Vale ressaltar, que no inicio do mês de setembro, o prefeito Jair Souto anunciou situação de emergência no município.
No documento, fica autorizado à utilização de máquinas de mecanização e/ou outros equipamentos rodoviários necessários para implementação de alternativas sustentáveis de intervenção para garantir a transitoriedade do fluxo de pessoas, através de carreadores emergenciais, objetivando apoiar a população ribeirinha residentes em locais isolados ou de difícil acesso.
Confira o documento na íntegra:
Envia sua denúncia ou sugestão para a nossa linha direta por meio do número (92) 98144-6017.