Manaus – A deputada estadual Joana Darc, aproveitou sua festa de aniversário neste domingo (04) para promover a campanha do marido, o candidato à vereador Aldenor Lima. Durante a realização do evento, figuras públicas como Roberto Cidade e o governador do Estado Wilson Lima, todos do Partido União Brasil, também estavam presentes e fizeram um verdadeiro palanque eleitoral para os convidados.
Leia Mais: Parentes de Joana Darc na Aleam e Governo do AM já receberam mais de R$ 1 milhão em salários
O aniversário de 35 anos da parlamentar contou com o melhor: feijoada, bebida alcoólica e muito pagode e forró entre amigos e eleitores. Ao lado de Joana Darc, destaca-se, o candidato à prefeitura de Manaus, Roberto Cidade no palco rasgando elogios ao marido da deputada Aldenor Lima que segundo ele: no dia 06 de outubro será eleito vereador de Manaus.
Veja vídeo
Outro fato que chamou atenção foi a performance do governador Wilson Lima, demonstrando todo seu talento musical, Lima soltou a voz e cantou um pagode no palco. O recém solteiro aproveitou o domingo na festa de Joana Darc, antiga líder do governo na Assembleia Legislativa do Amazonas.
Confira a performance
Além da fala de Roberto Cidade, Wilson Lima também direcionou palavras ao candidato Aldenor Lima e a deputada Joana Darc sobre a vida púbica, família e amigos em comum, além de pedir orações para um padre que estava presente no evento.
Campanha política antecipada e abuso de poder
O Portal do Alex Braga, ouviu o cientista político e advogado Carlos Santigo, sobre a festa de aniversário da parlamentar Joana Darc e se o evento configurava-se crime eleitoral. Para o cientista político imagens e vídeos da celebração, existem elementos de configurações de campanha política antecipada e abuso de poder econômico.
“As cenas mostram inclusive, pessoas recebendo bebidas. Cabe ao Ministério Público Eleitoral (MPE-AM), fazer a devida analise, e se entender que há ilegalidade essas retratadas das imagens e vídeos acionar a Justiça Eleitoral para que ela sentencie com base na legislação eleitoral e nas provas que constam em vídeos”, afirmou Santiago.
“As palavras do Roberto Cidade tem um tom muito eleitoral, sendo muito enfático criando um ambiente para que a Justiça Eleitoral entenda como campanha politica antecipada”, finalizou.
Leia Mais: Parentes e cônjuges de políticos devem concorrer a vaga na CMM; saiba quais
Imagem desgastada e pedidos de cassação
Em seu segundo mandato a deputada estadual Joana Darc, já esteve envolvida em muitas polêmicas e sua imagem desgastou nos últimos anos.
Em 2020 a parlamentar teve um pedido de cassação por quebra de decoro. Na época, Joana disse durante sessão da Assembleia Legislativa, que o deputado estadual Roberto Cidade estaria promovendo compra de votos de seus colegas para se eleger presidente da Casa Legislativa.
De acordo com ela, Cidade estaria oferecendo R$ 200 mil por voto. A acusação ocorreu após a Mesa Diretora ter colocado em votação uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que previa antecipar, em 30 dias, a eleição do novo presidente da Casa.
Seis meses depois, em junho de 2021, Joana Darc subiu à tribuna junto do primeiro filho, para pedir desculpas por ter feito uma denúncia que afirmou ser “injusta e leviana” contra os 16 deputados que votaram em Cidade para presidente.
Relembre acusação
No ano passado teve outro pedido protocolado envolvendo a capivara Filó e funcionários do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Durante a denúncia a parlamentar cometeu assédio e ameaça contra uma funcionária do Instituto e trabalhadores da empresa de segurança que resguardam o local. Na petição foi informado que ela se comportou de forma histérica.
Leia Mais: Joana Darc tem 15 dias para justificar repasse milionário ao Amazonas FC
Envia sua denúncia ou sugestão para a nossa linha direta por meio do número (92) 98144-6017.