Manaus – A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio da 8ª Companhia Interativa Comunitária (CICOM), frustrou um ataque de uma organização criminosa, na manhã da sexta-feira (10/05), no bairro Santo Agostinho, zona oeste de Manaus.
Durante a ação policial, Ítalo Renan Sena da Silva (33), ex-assessor parlamentar do vereador Carpê Andrade, foi preso por porte ilegal de arma e associação criminosa. Junto do ex-assessor outros dois homens de 19 e 17 anos foram apreendidos.
De acordo com o comandante da 8ª CICOM, capitão PM Danilo Aguiar, as diligências iniciaram após os setores de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e da Polícia Militar apontarem que o grupo criminoso estava planejando atacar membros de uma organização criminosa rival, no bairro Santo Agostinho.
“A equipe da 8ª Cicom realizou uma operação para combater a criminalidade naquela região, onde há uma briga de organizações criminosas. Com esse trabalho de inteligência, nós conseguimos nos antecipar às ações e interceptar o veículo com os integrantes que realizariam o ataque neste dia. Eles foram abordados na rua Amazonas”, informou o capitão.
Com os detidos foram encontradas duas pistolas calibre 9 milímetros com dois carregadores alongados contendo 43 munições. O carro que o grupo estava usando também foi apreendido pela equipe policial.
Veja as fotos


De ex-assessor a criminoso
Ítalo Renan Sena, foi assessor pessoal do vereador Carpê Andrade até o mês de janeiro deste ano. Renan foi exonerado no final do ano passado. Ele também aparece como um dos doadores da campanha de 2022 do vereador Carpê para o cargo de Deputado Estadual.

Renan na época já era funcionário do vereador Carpê, e o valor doado correspondia a 50% da sua remuneração.

Ligação com o crime organizado
Ítalo Renan, foi preso sob posse de armas que frequentemente são vistas em vídeos de facções invadindo territórios e associação criminosa. A prisão dele ocorreu no bairro Santo Agostinho, bem próximo da Compensa, onde o vereador Carpê reside e por anos fez patrulha através da 8ª Cicom.
As organizações criminosas costumam ostentar os seus armamentos em redes sociais. Recentemente circulou um vídeo pelas redes sociais em que traficantes do Comando Vermelho exibem armas pelas ruas da Compensa.
Um detalhe que chama atenção é que as armas do vídeo são idênticas as armas encontradas pela PMAM na ocorrência, com os carregadores estendidos.

Leia mais: “Não tem conversa com vagabundo”, Capitão Carpê critica liberação de presos em audiência de custódia
Posicionamento
O Núcleo Investigativo do Portal Alex Braga, entrou em contato por meio da assessoria do vereador Capitão Carpê para questionar o posicionamento dele em relação ao ex-assessor Renan.
“O vereador Capitão Carpê informa que a pessoa em questão foi exonerada no final do ano passado, não tendo mais nenhuma ligação com sua equipe. Como policial, o vereador deseja que seja cumprida a lei e que, sendo comprovado o delito, o infrator seja punido de acordo”, informou a equipe de assessoria.