Segunda-feira, 20 Maio

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realizará visitar o município de Autazes, após receber várias denúncias acerca de suposta violência obstétrica no município. A audiência pública no município está prevista para a próxima quinta-feira (9).

Como representante do Comitê Estadual de Enfretamento de Violência Obstétrica, por meio da defensora pública Caroline Souza, o DPE-AM afirmou que irão presencialmente à Autazes, para ver de perto o atendimento obstétrico, alvo de diversas denúncias ao órgão.

“O comitê tem recebido denúncias de violência obstétrica que ocorrem na cidade. Então, nós estamos indo pessoalmente entender como é que funciona o atendimento obstétrico no município”, explicou a defensora pública Caroline Souza.

Segundo ofício, enviado ao DPE-AM, o coletivo feminista Humaniza apontou graves casos de violência obstétrica, incluindo estupro de vulnerável, óbitos fetais e maternos. Com isso, realizou o pedido de realização da audiência pública no município.

O pedido ainda se estendeu à participação de outras autoridades, entre elas os representantes do Ministério Público do Amazonas (MPAM), o Ministério Público Federal (MPF), a Secretaria Municipal de Autazes, a direção do Hospital Dr. Deodato de Miranda Leão, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), e ainda a Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Também foram mencionadas a Defensoria Pública da União (DPU), Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) e Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), para a realização da audiência.