Segunda-feira, 20 Maio

Um caso envolvendo a professora Áurea, primeira-dama do município de Itamarati, e as eleições de Eirunepé, chegou com exclusividade ao núcleo de investigação do portal Alex Braga, apontando supostas irregularidades cometidas pela pré-candidata à prefeitura de Eirunepé, município do interior do Amazonas, localizado a 1.159 km da capital. As denúncias mostram que Áurea supostamente quer concorrer de forma irregular como pré-candidata às eleições municipais de Eirunepé, sendo suspeita de fraudar seu domicílio eleitoral para estar apta a concorrer ao pleito municipal deste ano.

Segundo denúncias, a candidatura de Áurea Maria seria uma possível tentativa de expansão de poder, de interesse de seu marido João Campelo, prefeito de Itamarati.

Entenda a denúncia

Áurea Maria está sendo apontada como suspeita de fraudar documentos eleitorais em denúncia que corre no Tribunal Regional Eleitoral.

Denúncia feita ao TRE

A pré-candidata precisaria apresentar registro de domicílio eleitoral em Eirunepé, cidade com 17 mil eleitores, para poder concorrer ao pleito, o que, segundo informações apuradas pela nossa equipe, não ocorre.

Isso porque Áurea é esposa, há 34 anos, de João Campelo, prefeito de Itamarati, o que mostra que a mesma reside na cidade governada pelo marido, ao invés de Eirunepé, onde ela deveria morar para regularizar sua candidatura.

João Campelo e Áurea Maria

Além dessas informações, nossa equipe também apurou que a professora Áurea é representante do governo de Itamarati em Manaus desde 4 de janeiro de 2021, data em que foi nomeada para o cargo, conforme imagem abaixo.

Nomeação de Áurea Maria como representante do governo de Itamarati em Manaus

Diante disso, Áurea deveria cumprir expediente de segunda à sexta-feira entre os horários de 9h e 17h. Com isso, para exercer o cargo de representante do governo de Itamarati em Manaus, ela deveria residir na capital do estado, tendo a vista a distância de 983.39 km entre Manaus e Itamarati, o que também mostra que ela não tinha domicílio em Eirunepé, estando assim inapta para concorrer às eleições.

Provas disso são seus demonstrativos de pagamento que vão de janeiro de 2021, data de nomeação, até março de 2024, data de exoneração. Veja relação no fim da matéria.

Pré-campanha de Áurea

A pré-candidata foi exonerada de suas funções no dia 12 de março de 2024, mas vem publicando e realizando atos com cunho eleitoral desde agosto de 2023. Confira as imagens abaixo.

Exoneração de Áurea Maria da prefeitura de Itamarati

Diante das denúncias, nossa equipe levantou os seguintes questionamentos:

  • Como Áurea poderia ter domicílio em Eirunepé se ela é primeira-dama em Itamarati e provavelmente mora no município?
  • Se ela era representante do governo de Itamarati, na capital, como poderia morar em Eirunepé?
  • Como ela está há meses em Eirunepé realizando eventos de pré-campanha, se ocupava o cargo de representante do governo de Itamarati em Manaus?

Nossa equipe direcionou todas as perguntas para a professora Áurea responder. Nosso espaço segue aberto para eventuais esclarecimentos.