A Prefeitura Municipal de Alvarães (a 664 quilômetros de Manaus) visitou nesta semana mais de 20 comunidades nas calhas dos rios Japurá, Solimões e no Lago de Alvarães. A bordo de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial, a ação itinerante levou diversos serviços às populações ribeirinhas que vivem longe da sede do município.
Durante 10 dias, o prefeito de Alvarães, Lucenildo Macedo (União Brasil), e sua comitiva estiveram junto aos servidores municipais levando atendimentos às comunidades ribeirinhas. Na ação, os moradores receberam atendimentos médicos, acesso a serviços jurídicos e sociais, emissão de documentos, cadastro no Bolsa Família, alistamento e entrega de Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

LEIA MAIS: Prefeito Lucenildo Macedo promove mutirão de atendimento em UBS fluvial em Alvarães
Além disso, a prefeitura também realizou a entrega de materiais escolares para os alunos das escolas municipais ribeirinhas e fez a manutenção da rede elétrica nas comunidades. A ação também foi repleta de alegria e sorrisos com a distribuição de brinquedos para as crianças.
“É um momento muito especial em que a gente traz saúde e um trabalho social aqui para a comunidade. Tem coisas que acontecem que para a gente é algo simples, mas para outras pessoas é algo muito grandioso. Eu creio que essas crianças estavam esses dias esperando a hora em que a gente chegasse aqui e trouxesse esse brinquedo para elas. Cada brinquedo tem um valor, um valor que muitas vezes um pai ou uma mãe não têm condições de comprar”, destacou o prefeito Lucenildo.

A ação itinerante, segundo afirmou o prefeito, levou respeito e dignidade aos pais e mães de família que, na correria do dia a dia, muitas vezes não conseguem ir até a sede do município para uma simples consulta médica, por exemplo. Lucenildo ressaltou, porém, que durante sua gestão os povos ribeirinhos serão prioridade.
“Ver de perto o sorriso e a gratidão das pessoas me motiva ainda mais a continuar trabalhando com amor e compromisso por cada canto do nosso município. Vamos seguir cuidando da nossa gente”, disse o prefeito.

O trabalho realizado nas comunidades também contou com a colaboração essencial dos servidores municipais que, nesses dez dias, estiveram juntos levando atendimento e acolhimento às populações ribeirinhas.