Quinta-feira, 11 Setembro

O prefeito de Coari, Adail Pinheiro (Republicanos), empossou novos secretários municipais em uma cerimônia marcada por discursos de compromisso e responsabilidade. Mas, segundo apurou e revela com exclusividade o Portal Alex Braga, a ficha dos escolhidos para comandar pastas estratégicas do município não é das melhores e mostra, na prática, que o gestor deve ter tudo, menos “compromisso e responsabilidade”. 

De acordo com um levantamento feito pela reportagem, em consulta ao site JusBrasil, boa parte dos novos secretários responde a processos na Justiça. Há casos de improbidade administrativa e danos ao erário – ou seja, prejuízo aos cofres públicos – e até mesmo de abuso sexual contra uma criança. A posse dos novos secretários aconteceu na segunda-feira (18). 

LEIA MAIS: Empresa de publicidade abocanha milhões para promover Adail Pinheiro e Adail Filho

Ficha dos secretários 

Entre os nomes anunciados está Júlio dos Santos Sales, escolhido para comandar a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Econômico. Sales responde a uma ação civil de improbidade administrativa e prejuízo aos cofres públicos movida pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM), além de processos relacionados a dívidas com o Banco da Amazônia. 

Outro novo secretário de Adail, acusado de danos ao erário, é José Freire de Souza Lobo, que assumiu a Secretaria de Planejamento e já respondeu a um processo movido pelo MPAM por prejuízo aos cofres públicos, segundo consulta ao site JusBrasil. Além disso, ele tem um histórico extenso de processos movidos pelo Poder Público, como uma ação da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) por dívida tributária não paga. 

Lobo, que assume o compromisso de planejar as ações da gestão de Adail, também já foi processado diversas vezes pela União Federal (por execução fiscal), pelo Município de Manaus (por dívida ativa), pela Fundação Nacional de Saúde, pelo Ministério da Fazenda (por execução fiscal) e até pelo próprio Município de Coari (por perdas e danos e indenização por prejuízos). 

Mais sujeira debaixo do tapete 

Outro empossado é Bruno Henrique Oliveira Costa, que assume a Secretaria de Obras. Em 2018, Bruno Henrique foi processado pela mãe de sua filha, que o acusou de abuso sexual e de ser dependente químico. No processo, a mulher pedia a guarda unilateral da criança, regulamentação de visitas e até a proibição de que a filha participasse de comemorações de Páscoa e do aniversário do pai. O processo, no entanto, foi arquivado naquele mesmo ano. 

Aldo Soares Evangelista, que acumula o cargo de Procurador-Geral do Município e Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, também foi empossado. Evangelista, que é advogado, tem pendências na Justiça, como ações movidas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) por falta de pagamento de anuidades, pelo Banco Bradesco S/A por contratos bancários e pelo Centro Educacional Século LTDA, em um processo com natureza de obrigação de fazer/não fazer, cujos detalhes a reportagem não conseguiu acessar. 

Já Paulo José França de Matos, que assumiu a Secretaria de Limpeza Pública, aparentemente é o único que se salva da lista, segundo apurou a reportagem junto ao site JusBrasil. Ele possui apenas processos relacionados a dívidas pessoais e ações movidas por ele mesmo contra outras empresas e pessoas. 

Um passado que fala por si 

O novo secretariado é anunciado meses depois de Adail assumir a Prefeitura de Coari, em janeiro deste ano, após as eleições de 2024. Vale lembrar que Adail Pinheiro carrega uma trajetória marcada por polêmicas e denúncias de corrupção que atravessam sua carreira política, desde casos de desvio de recursos públicos até acusações de pedofilia que ganharam repercussão nacional. 

Mesmo assim, a população escolheu entregar novamente a administração da cidade a Adail, que, agora, ao nomear secretários com histórico de processos judiciais, entrega o comando de áreas estratégicas a nomes que não inspiram confiança – muitos deles citados em ações que envolvem justamente má administração de recursos. Será mesmo que esses novos secretários terão “compromisso e responsabilidade” com a gestão como prometeu Adail?

A reportagem entrou em contato com a prefeitura de Coari e aguarda posicionamento sobre os fatos apresentados.