Moradores da zona rural do município de Careiro Castanho (a 85 quilômetros de Manaus) se reuniram para manifestar sua insatisfação com a gestão da prefeita Mara Alves (Republicanos). Em vídeos publicados nas redes sociais nesta semana, os comunitários reclamam da falta de asfalto nos ramais, da ausência de ambulância na unidade de saúde e citam uma série de promessas não cumpridas pela gestão municipal.
“Tudo que começa errado termina errado. O Natan foi prefeito por dois mandatos, certo? E elegeu a candidata dele. Nada contra, porque eu votei nela também. Só que é o seguinte: em 2018, ele fez uma reunião e disse que tinha R$ 7 milhões na conta. Quatro com quatro são oito anos. Ele elegeu a Mara com a mesma promessa de asfalto. Vieram e colocaram aquela placa lá no mês de maio. Pra quando era a entrega do asfalto? Vocês viram quando era a entrega, quando estavam botando? Era pra junho, né? E aí, o asfalto?”, questionou um dos moradores que aparece no vídeo.
Segundo uma das moradoras, a prefeita estaria supostamente atrasando a entrega de serviços para a comunidade, identificada por eles como “P.A. Panelão”, por conta de perseguição política. Eles relatam que a prefeita estaria se vingando por não ter recebido apoio político de alguns moradores durante as eleições.
Veja os vídeos publicados nas redes sociais:
LEIA MAIS: Prefeito de Careiro Castanho gastará mais de 2 milhões em pavimentação
“Sempre tem desculpa. O povo aqui é só massa de manobra. O político se vinga, sim. Esperava apoio dela, ela não deu. Tem todo o direito de não apoiar, porque a nossa obrigação é só votar. O cidadão é obrigado a votar, porque, se não votar, é multado, né? Quando você vota, transfere a sua obrigação para o candidato. Ele foi eleito porque você acreditou na promessa dele. Agora a gente não tem mais obrigação, a gente tem só o direito de cobrar quem está lá”, defendeu um morador.
A falta de asfalto foi uma das principais reclamações dos moradores da comunidade. Eles afirmam que a precariedade das estradas atrapalha o deslocamento de crianças para as escolas e oferece risco de acidentes para idosos e outras pessoas vulneráveis. Eles também relembram as inúmeras promessas feitas pela prefeita durante a campanha eleitoral e cobram providências.
Os moradores prometeram se organizar para ir até a sede do município e realizar um protesto, com o objetivo de cobrar o cumprimento das promessas feitas pela prefeita. Até o momento, eles estiveram reunidos apenas para colher todas as demandas, ouvir os comunitários e organizar os próximos passos para a manifestação.
Resposta
A equipe de jornalismo do Portal Alex Braga tentou contato com a Prefeitura de Careiro, para pedir um posicionamento e esclarecimentos sobre as manifestações da população no município. Mas até o fechamento desta matéria, não obtivemos resposta por parte da Prefeitura e uma tomada de solução da gestão de Careiro. O espaço segue aberto para mais esclarecimentos por parte da prefeita Mara Alves.
