O Núcleo de Investigação do Portal Alex Braga tem mostrado, com exclusividade, as relações do deputado federal e candidato a prefeitura de Manaus, Alberto Neto (PL), com a esquerda. Bolsonarista e integrante “convicto” da direita, Alberto já se alinhou a políticos e partido comunistas, já tendo recebido, inclusive, doação de campanha de Omar Aziz (PSD), senador que possui fortes laços com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em 2018, Alberto Neto se lançou como candidato a deputado federal pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB) – atual Republicanos. O partido, à época, compunha a coligação ‘Amazonas com Segurança’, formada por outros partidos, incluindo o Partido Social Democrático (PSD), sigla aliada à esquerda política do Brasil que tem Omar Aziz como presidente estadual do Amazonas.
O mesmo Omar Aziz, aliado de Lula e político referência da esquerda, doou R$ 18.503,39 (Dezoito mil, quinhentos e três reais e trinta e nove centavos) para a campanha de deputado federal de Alberto Neto, em 2018.

“Veio das entranhas do Omar Aziz…”
Esta foi a declaração de Coronel Menezes (PP), bolsonarista que foi candidato a vice na chapa de Roberto Cidade (UNIÃO), durante uma entrevista à jornalista Rosiene Carvalho, na rádio Band News Difusora FM.
Na ocasião, Menezes afirmou que “Alberto Neto veio das estranhas do Omar Aziz, que é de esquerda, também”. Confira o vídeo a seguir.
Após os resultados do primeiro turno deste ano, Coronel Menezes, até então oponente de Alberto Neto, a quem antes chamou de “Judas”, declarou publicamente apoio ao candidato do PL no segundo turno do pleito municipal.
Nas redes sociais, internautas resgataram um vídeo de Menezes, durante período eleitoral, em que o bolsonarista faz duras críticas a Alberto Neto e seus aliados de esquerda nessa e em outras eleições.
No vídeo, Menezes afirma que “o candidato de Bolsonaro, no Amazonas, não é bolsonarista. Ele é oportunista!”. Confira.
Alinhamento com a esquerda em outras eleições
Em 2020, ainda pelo Republicanos, Alberto Neto se candidatou pela primeira vez a prefeito de Manaus. Na composição de sua coligação daquele ano estava o Partido da Mobilização Nacional (PMN) – atual Mobiliza –, outro partido de esquerda com o qual Neto se alinhou.
O caso mais recente e que gerou grande repercussão foi o apoio público de Alberto Neto à campanha de Mateus Assayag a prefeito de Parintins como candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), mesmo partido de Lula. Ocorre que outras figuras da esquerda figuraram entre os apoiadores de Mateus, incluindo o ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT) e os senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz, mais uma vez surgindo em alinhamento com Alberto.
Leia mais: Alberto Neto afirma ser de direita, mas iniciou sua carreira política em um partido comunista