Segunda-feira, 20 Maio

‘Frederico Júnior’, prefeito município de Novo Airão (à 115 km de Manaus), firmou contrato de mais de R$ 1,5 milhões com empresa para a construção de uma creche que nunca foi entregue. A obra deveria ter sido entregue em 180 dias.

O processo para contratação iniciou na tomada de preço e posterior resultado PARA SERVIÇO DE ENGENHARIA: CONTRUÇÃO DE UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL – PROGAMA PROINFÂNCIA CRECHE TIPO 1 MEC/ FNDE NO MUNICÍPIO DE NOVO AIRÃO/AM, que definiu quatro empresas inabilitadas e uma vencedora, a MALBEC SERVIÇOS E CONTRUÇÕES EIRELLI, CNPJ 21.774.764/0001-04, para a prestação do serviço.

No mesmo mês, o prefeito, Roberto Frederico Paes Júnior, assinou a adjudicação em favor da empresa vencedora, conforme publicação no Diário Oficial dos Municípios do dia 24 de agosto de 2020, Com o valor global de R$ 1.570,334,82 (hum milhão quinhentos e setenta mil trezentos e trinta e quatro reais e oitenta e dois centavos).

Sem dar mais detalhes sobre s obra, o contrato da TOMADA DE PREÇOS Nº 001/2020, entre a Prefeitura Municipal de Novo Airão e a Malbec Serviços de Contrução Ltda, foi firmado três dias depois, conforme publicação.

O que chama a atenção são serviços da Malbec, uma empresa tipo ‘faz tudo’, que possui no cadastro na Receita Federal, ao menos 39 atividades cadastradas na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Os serviços são os mais variados possíveis, que vão desde manutenção de máquinas e serviços de lavagem e comércio atacadista de medicamentos, até locação de automóveis, transporte escolar e serviços de internet, dentre os demais (Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral). A empresa está registrada no município de Novo Airão.

Quase três anos após contrato para prestação de serviço da obras, no onde deveria ter uma creche, é possível ver apenas a estrutura de concreto, sem telhado e nenhuma movimentação de trabalhadores. O local está fechado com um portão de madeira à corrente e a vegetação toma conta da área.

A Prefeitura de Novo Airão foi questionada pela reportagem sobre a conclusão da obra, e também se o pagamento já foi realizado a empresa vencedora do certame. Foi perguntado ainda se há um prazo para a entrega da creche. Mas, até o momento da publicação da matéria, não retornaram à solicitação.