Quinta-feira, 11 Setembro

A Justiça do Amazonas, por meio da 4ª Vara da Fazenda Pública, determinou na segunda-feira (29), o acesso do deputado federal Amom Mandel (Cidadania) às imagens de câmera do sistema de videomonitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), do dia 4 de janeiro, quando ocorreu a abordagem policial ao deputado.

A abordagem dos policiais militares das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (ROCAM), é controversa a versão apresentada por Amom. Enquanto a polícia afirma que ocorreu um irregularidade no veículo e comportamento irregular, o deputado alega ter sido abordado de foram truculenta pelos agentes.

Uma denuncia à Polícia Federal sobre o envolvimento de membros da cúpula da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas com organizações criminosas e tráfico de drogas, acabou revelando uma suposta perseguição política.

A decisão judicial assegura ao deputado o direito de obter as imagens do sistema de videomonitoramento do CIOPS nas avenidas Itaúba e Autaz Mirim, no bairro Jorge Teixeira, no período entre 21:45h e 22:30h do dia do ocorrido. As imagens serão utilizadas para esclarecer se o veículo de Amom deu motivo à abordagem policial.

A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas terá cinco dias para cumprir a determinação judicial, fornecendo as imagens das câmeras para esclarecer os fatos em torno da abordagem policial contestada.

Confira a decisão aqui.