Sexta-feira, 12 Setembro

Durante o programa Conversa com o Presidente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta terça-feira (14), que eleitores argentinos precisam escolher candidato que respeite a democracia e as alianças comercias entre Brasil e Argentina.

Na transmissão do programa semanal, Lula, destaca ao povo argentino a importância da relação comercial entre o Brasil e a Argentina.

“Eu não posso falar de eleição na Argentina porque é direito soberano do povo da Argentina. Mas queria pedir que vocês lembrem que o Brasil precisa da Argentina e que a Argentina precisa do Brasil, dos empregos que o Brasil gera na Argentina e dos empregos que a Argentina gera no Brasil, do fluxo comercial entre os dois países e do quanto nós podemos crescer juntos”, disse.

“Argentina e Brasil, nós precisamos um do outro, precisamos estar junto sem divergência. Quando a gente tiver divergência, senta numa mesa, negocia e acaba com a divergência. Foi assim que convivi com a Argentina até agora”, acrescentou o presidente Lula.

Eleições na Argentina

Em meio a crise nas últimas décadas e alta inflação no país. A Argentina se aproxima do 2º turno das eleições, no próximo domingo (19). Os candidatos Sergio Massa e Javier Milei disputam a presidência.

Sergio Massa, do partido peronista União pela Pátria e atual ministro da Economia, somou 36,2% do votos, no primeiro turno. O adversário Javier Milei, da coligação conservadora A Liberdade Avança, ficou com 30,2% dos votos.