Quarta-feira, 24 Junho

Moradores de Presidente Figueiredo, no Amazonas, denunciaram nas redes sociais as condições consideradas precárias do Ramal Serra do Sol, onde um ônibus do transporte escolar teria ficado preso na lama enquanto transportava estudantes da região. O vídeo divulgado na internet mostra o veículo atolado, alunos aguardando ajuda e relatos de que crianças teriam ficado ilhadas após o ônibus apresentar problemas devido às condições da estrada.

As denúncias ocorrem em meio a questionamentos sobre contratos de infraestrutura firmados pela Prefeitura de Presidente Figueiredo, comandada pelo prefeito Fernandão (PL). Documentos oficiais apontam que a administração municipal possui instrumentos de contratação que, somados, chegam a R$ 7.149.527,45 para serviços relacionados à recuperação, manutenção e conservação de vias e estradas.

DINHEIRO DO POVO

Em dezembro de 2025, a gestão municipal registrou uma Ata de Registro de Preços com valor global calculado em R$ 4.999.810,66 para serviços de manutenção e conservação de vias urbanas. Já em junho de 2026, foi assinado o Contrato nº 086/2026, no valor de R$ 2.149.716,79, para serviços de engenharia em estradas vicinais.

Apesar dos valores previstos, moradores afirmam que a realidade enfrentada por quem depende dos ramais continua sendo de dificuldades, com lama, buracos e falta de trafegabilidade.

“Crianças ficaram ilhadas com sede e fome”, relata denúncia sobre transporte escolar

https://portaldoalexbraga.com.br/wp-content/uploads/2026/06/FDownloader.Net_AQMz5ZVDBiE9IchEEbZfJAbm69XPPCfUEJqwj2y1PSWk_1i_m9G4CA1i7d9zuzWvSZrkzvC0pYR-Hf-WVbOwdZaMlVA2HM2tR78XAoQ1lcE8bw_720p_HD1.mp4

No vídeo publicado nas redes sociais, moradores relatam problemas enfrentados pelos estudantes que utilizam o transporte escolar no Ramal Serra do Sol e também na região do Poraquê.

“Transporte escolar na Serra do Sol, a estrada está intransitável, cheia de buracos, atoleiros e lama. Hoje um ônibus escolar quebrou no caminho e as crianças ficaram ilhadas com sede e fome. Só as combis conseguiram socorrê-las. É puro descaso da gestão da Prefeitura de Presidente Figueiredo. Eles abandonaram as estradas, o transporte escolar e os nossos alunos. Exigimos condições dignas e respeito”, diz a publicação feita por moradores.

As imagens mostram o ônibus parado em meio à lama e estudantes esperando atendimento. Após a repercussão do vídeo, outros moradores também relataram problemas semelhantes em diferentes comunidades rurais do município.

LEIA MAIS: TCE investiga prefeito de Presidente Figueiredo por suspeita de fraude na Saúde municipal

Moradores questionam falta de recuperação dos ramais

Nos comentários das redes sociais, moradores demonstraram indignação com a situação das estradas vicinais.

“Rio Branquinho também está destruído, as autoridades não querem fazer nada pra melhorar. Eleição está chegando, vamos tirar todos esses corruptos, vamos botar pessoas do bem pra nos ajudar”, escreveu um internauta.

Outro comentário criticou a situação geral da infraestrutura:

“Tá é tudo abandonado, já começa pela sede, tem piscina pra todo lado.”

Outro morador questionou as prioridades da administração municipal:

“E o prefeito prefere gastar horrores de dinheiro com a Festa do Cupuaçu e não ajeita os ramais do município”, afirmou.

Michelle Freitas <my.freitas.lopes@gmail.com>sex., 19 de jun., 13:37 (há 4 dias)
para mim

Fernandão gasta R$ 7,1 milhões em pavimentação, mas estudantes ficam atolados no Ramal Serra do Sol em Presidente Figueiredo

Moradores de Presidente Figueiredo, no Amazonas, denunciaram nas redes sociais as condições consideradas precárias do Ramal Serra do Sol, onde um ônibus do transporte escolar teria ficado preso na lama enquanto transportava estudantes da região. O vídeo divulgado na internet mostra o veículo atolado, alunos aguardando ajuda e relatos de que crianças teriam ficado ilhadas após o ônibus apresentar problemas devido às condições da estrada.

As denúncias ocorrem em meio a questionamentos sobre contratos de infraestrutura firmados pela Prefeitura de Presidente Figueiredo, comandada pelo prefeito Fernandão (PL). Documentos oficiais apontam que a administração municipal possui instrumentos de contratação que, somados, chegam a R$ 7.149.527,45 para serviços relacionados à recuperação, manutenção e conservação de vias e estradas.

Em dezembro de 2025, a gestão municipal registrou uma Ata de Registro de Preços com valor global calculado em R$ 4.999.810,66 para serviços de manutenção e conservação de vias urbanas. Já em junho de 2026, foi assinado o Contrato nº 086/2026, no valor de R$ 2.149.716,79, para serviços de engenharia em estradas vicinais.

Apesar dos valores previstos, moradores afirmam que a realidade enfrentada por quem depende dos ramais continua sendo de dificuldades, com lama, buracos e falta de trafegabilidade.


“Crianças ficaram ilhadas com sede e fome”, relata denúncia sobre transporte escolar

No vídeo publicado nas redes sociais, moradores relatam problemas enfrentados pelos estudantes que utilizam o transporte escolar no Ramal Serra do Sol e também na região do Poraquê.

“Transporte escolar na Serra do Sol e Poraquê, a estrada está intransitável, cheia de buracos, atoleiros e lama. Hoje um ônibus escolar quebrou no caminho e as crianças ficaram ilhadas com sede e fome. Só as combis conseguiram socorrê-las. É puro descaso da gestão da Prefeitura de Presidente Figueiredo. Eles abandonaram as estradas, o transporte escolar e os nossos alunos. Exigimos condições dignas e respeito”, diz a publicação feita por moradores.

As imagens mostram o ônibus parado em meio à lama e estudantes esperando atendimento. Após a repercussão do vídeo, outros moradores também relataram problemas semelhantes em diferentes comunidades rurais do município.


Moradores questionam falta de recuperação dos ramais

Nos comentários das redes sociais, moradores demonstraram indignação com a situação das estradas vicinais.

“Rio Branquinho também está destruído, as autoridades não querem fazer nada pra melhorar. Eleição está chegando, vamos tirar todos esses corruptos, vamos botar pessoas do bem pra nos ajudar”, escreveu um internauta.

Outro comentário criticou a situação geral da infraestrutura:

“Tá é tudo abandonado, já começa pela sede, tem piscina pra todo lado.”

Outro morador questionou as prioridades da administração municipal:

“E o prefeito prefere gastar horrores de dinheiro com a Festa do Cupuaçu e não ajeita os ramais do município”, afirmou.

As declarações representam a insatisfação manifestada por moradores nas redes sociais. A reportagem não atribui responsabilidade sobre as afirmações individuais feitas pelos internautas, que refletem opiniões dos autores dos comentários.

Documento de 2025 prevê quase R$ 5 milhões para manutenção de vias urbanas

Conforme documento da Comissão de Contratação – Extrato da Ata de Registro de Preços nº 056/2025, assinado em 15 de dezembro de 2025, a Prefeitura de Presidente Figueiredo realizou procedimento para eventual contratação de empresa especializada em serviços de engenharia para manutenção e conservação de vias urbanas.

A empresa registrada foi a Construtora Soma LTDA, inscrita no CNPJ nº 01.088.713/0001-11.

O documento prevê serviços como:

  • tapa-buracos;
  • recapeamento;
  • pavimentação;
  • drenagem;
  • recuperação de vias.

O valor total estimado dos serviços chega a R$ 4.999.810,66.

Contrato de 2026 prevê mais R$ 2,1 milhões para estradas vicinais

Em junho de 2026, a Prefeitura assinou o Contrato nº 086/2026, por meio da Concorrência Eletrônica nº 003/2026 – CC, para serviços de engenharia em estradas vicinais do município.

O contrato foi firmado entre a Prefeitura de Presidente Figueiredo e a empresa J & R Terraplanagem e Prestação de Serviços LTDA, CNPJ nº 19.878.488/0001-82. O valor contratado é de R$ 2.149.716,79.

A vigência prevista é de 120 dias. O documento, entretanto, não detalha no extrato divulgado quais ramais específicos serão beneficiados, o que aumenta os questionamentos dos moradores das comunidades rurais.

NOTA

O Núcleo de Reportagem Investigativa do Portal Alex Braga entrou em contato com a prefeitura e as empresas contratadas para falar sobre o assunto, mas até a publicação desta matéria não obtivemos respostas.

LEIA MAIS:Mesmo com R$ 4,9 MI em caixa, na cidade do prefeito Fernandão quem tapa buraco é o povo

Exit mobile version