O município de Envira, no interior do Amazonas, recebeu R$ 1.008.993,00 do Programa Água para Todos, mas a população afirma que, sob a gestão do prefeito Ivon Rates (PSD), o recurso não se transformou em água nas torneiras. Enquanto o dinheiro foi garantido por meio da Portaria nº 1.420, publicada pelo Ministério das Cidades em 9 de dezembro de 2025, moradores denunciam que continuam enfrentando escassez e acusam a Prefeitura de descaso com a aplicação dos recursos.

O valor faz parte do eixo “Abastecimento de Água em Áreas Rurais” do Novo PAC, programa que visa levar água potável a famílias que enfrentam escassez hídrica.
Vídeos gravados por residentes, cansados do descaso da prefeitura, mostram diversas caixas d’água nas portas das casas, enquanto os bairros continuam enfrentando falta constante de água potável. As imagens viralizaram nas redes sociais e provocaram críticas contundentes à administração do prefeito Ivon Rates, mostrando que, apesar do repasse federal, pouco ou nada foi feito para resolver a situação das famílias.
Em um dos vídeos, moradores afirmam que a situação é “absurda” e que “nada é feito para resolver o problema”, mesmo com o dinheiro federal destinado à cidade. Enquanto isso, a prefeitura inaugurou recentemente um trapiche, gesto que contrasta com a realidade de famílias que seguem sem acesso regular à água.
LEIA MAIS: Ivon Rates empenha mais R$ 3,9 milhões para concluir creche que ele começou em 2014
Nas redes sociais, um internauta comentou: “Complicado com esse descuido dessa gestão”; outro disse: “Eu acho uma falta de respeito com a população. Essa gestão é descuidada”; e um terceiro completou: “Enquanto o povo sofre, eles vivem no luxo. Cadê os vereadores que amam o povo envirense? Ama mesmo é o dinheiro, isso é óbvio”.



O recurso federal deveria garantir implantação, melhoria e expansão do sistema de água, beneficiando comunidades historicamente afetadas pela escassez hídrica. No entanto, segundo os moradores, apenas centavos do valor parecem ter sido aplicados na compra de caixas d’água, enquanto a população rural continua sem abastecimento regular.
Água para todos
O Ministério das Cidades, responsável pelo programa, estipula que os gestores municipais realizem a execução técnica e financeira, com fiscalização da Caixa Econômica Federal, para assegurar que o dinheiro seja aplicado corretamente. Mas a população teme que os recursos não sejam utilizados de forma transparente, diante do histórico de promessas não cumpridas e ações simbólicas da prefeitura.


Enquanto o governo federal assegura mais de um milhão de reais para levar água potável às comunidades rurais, os moradores seguem enfrentando calamidade, improviso e descaso, deixando claro que o dinheiro público não tem sido aplicado em favor da população, mas sim em medidas simbólicas que pouco resolvem os problemas reais.
NOTA
O Núcleo de Reportagem Investigativa do Portal Alex Braga entrou em contato com a prefeitura de Envira e com o Ministério das Cidades para falar sobre o caso, mas até a publicação desta matéria não obtivemos respostas. O espaço segue aberto para esclarecimentos.


LEIA MAIS: Envira: Ivon Rates tenta contratar empresa da sobrinha para fornecer comida para a Prefeitura

