Um boletim de ocorrência registrado em 2022 pela empresária K.S.A de 39 anos, apontou uma suposta situação de violência doméstica envolvendo o atual deputado federal Saullo Velame Viana (União Brasil), em Manaus. O caso foi formalizado na Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher Oeste/Sul.
Segundo o documento, ao qual o Portal Alex Braga teve acesso, o parlamentar teria ido até a residência da então companheira, localizada em um condomínio na Ponta Negra, zona oeste da capital, e a acusado de traição. No relato policial, K. afirmou que o deputado teria proferido ofensas e dito ter obtido registros de entrada e saída da portaria do condomínio, onde teria identificado a visita de um homem à casa.
Ainda conforme o boletim, após o episódio, o parlamentar teria alterado as senhas do imóvel e impedido a entrada da empresária. No registro, K. declarou que conseguiu acessar a residência por uma janela deixada aberta e relatou ter se sentido ameaçada, afirmando temer por sua integridade física naquele momento.
Sem andamento
Apesar de o caso ter sido registrado há quase três anos, não há informação pública sobre o envio do procedimento à Justiça. À época, a delegada responsável pela unidade policial determinou sigilo nas apurações, medida prevista na legislação para ocorrências que envolvem violência doméstica, especialmente para preservar as partes.
Posicionamento
Procurada pela reportagem, a empresária confirmou que fez o registro, mas afirmou que o conteúdo do boletim não corresponde à realidade. Segundo ela, tratava-se de um período pessoalmente sensível.
Inclusive, o próprio registro foi feito a meu pedido, e posteriormente solicitei à delegacia que o boletim permanecesse em sigilo restrito, justamente por se tratar de uma situação pessoal delicada”, declarou.
K. acrescentou que “todo mundo passa por fases difíceis na vida, e esse foi um momento que eu preferia que tivesse sido tratado com respeito e discrição”.
Na tribuna
O episódio ganha relevo diante do histórico público do parlamentar em pautas relacionadas à proteção das mulheres. Em 2021, quando era deputado estadual, Saullo Viana apresentou na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) um projeto de lei que previa a adoção de medidas de segurança contra assédio e importunação sexual em academias.
“Muitas vezes, a violência contra a mulher não é apenas física, mas também psicológica, o que afeta muitas mulheres atualmente”, afirmou o deputado à época, ao defender a proposta.
Nota
O Núcleo de Reportagem Investigativa do Portal Alex Braga procurou o deputado Saullo Viana para comentar o caso, e o mesmo disse que não pretende se manifestar sobre o caso.
