As eleições de 2026 estão batendo na porta, no Amazonas por exemplo, cargos de governador, senador, bem como deputados federais e estaduais estão na berlinda dos Amazonenses. O Núcleo Investigativo do Portal Alex Braga (PAB), irá trazer com exclusividade nesta reportagem o impacto que os eleitores dos municípios do Estado possuem nesse cenário.
Segundo dados publicados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), o Estado chegou ao final de 2025 com 1.297.819 eleitores somente no interior. O total é de 2.729.414 eleitores aptos a votar, contando com a capital, Manaus, que concentra maior parte de 1.431.595 eleitores, o equivalente a 52,4%.
Confira os dados completos da tabela no fim da reportagem.
Entenda como municípios possuem impacto de votação
Mesmo com a capital reunindo a maior parte do eleitorado, os municípios do interior continuam tendo um peso relevante e decisivo na democracia estadual.
Cidades de porte médio, como Manacapuru que possui 79.085 eleitores, Coari (50.865) e Tefé (49.179), estão entre os maiores colégios eleitorais fora de Manaus.
Parintins, que é o segundo maior município do Amazonas, contabiliza 71.432 eleitores, distribuídos em 65 locais de votação e 251 seções eleitorais.
Também se destacam municípios como Humaitá, com 33.272 eleitores, Autazes (31.830) e São Gabriel da Cachoeira (31.813), reforçando a expressiva participação do eleitorado do interior, inclusive em áreas de acesso mais complexo.
Pequenos municípios, fazem total diferença
No extremo oposto do ranking aparecem municípios com eleitorado inferior a 10 mil pessoas, como Itamarati, que soma 7.364 eleitores, Japurá, com 5.730, e Amaturá, com 7.176.
Mesmo com a população de número menor, existe uma diferença gigantesca para quem está concorrendo na urna.
Leia Mais: Interior do Amazonas tem 12 prefeitos milionários segundo dados do Divulgacand
Alianças entre partidos e prefeitos reforçam votos
Tirando a capital Manaus, o Amazonas possui 61 municípios sendo que 24 prefeitos são do Partido União Brasil, configurando a maior bancada.
Vale ressaltar, que grandes nomes da política amazonense estão agrupados ao Partido União Brasil, por exemplo o atual governador, Wilson Lima, o presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cidade e deputados federais como Fausto Jr, Pauderney Avelino e o deputado licenciado Saullo Vianna. Dos nomes citados, todos devem concorrer a cargos públicos novamente, este ano.
Confira
O top 2 de Partidos com maior força nos municípios é o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que possui 14 prefeitos eleitos e o nome de peso do Senador, Eduardo Braga, que também irá concorrer a vaga de senado.
Já o Partido Republicanos, está presente em 9 municípios, e possuem nomes de peso como os dos deputados federais: Adail Filho e Pastor Silas Câmara. Ambos irão concorrer as eleições.
O Partido Social Democrático (PSD), possui força em 6 municípios e nomes como dos deputados federais Átila Lins e Sidney Leite fazem parte do partido, assim como o Senador do Amazonas, Omar Aziz. Todos devem concorrer as eleições 2026.
O Partido Liberal (PL) está presente em dois municípios e nomes como do deputado federal Alberto Neto compõem também o PL.
Assim como Partido dos Trabalhadores (PT), dois municípios foram eleitos pelo partido e nomes como deputado estadual Sinésio Campos é pioneiro na sigla.
O Partido Democrático Trabalhista (PDT), é um partido que somente uma candidata foi eleita.
Já o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), elegeu uma prefeita e possui o nome de peso do Senador, Plínio Valério.
O Partido Progressitas (PP) fez um prefeito.
E por ultimo o Partido Podemos, que fez um prefeito e possui o nome da deputada estadual Alessandra Campelo na sigla.
O apoio dos partidos e prefeitos, fazem total diferença na captação de votos para os cargos de deputados estaduais, federais, governador e senador.
Leia Mais: Deputados federais do Amazonas já gastaram mais de R$ 3,1 milhões do Cotão em 2025
33 municípios e a capital elegeu governador em 2022
Nas eleições 2022, o atual governador do Amazonas, Wilson Lima venceu com 56,97% dos votos válidos. Lima ganhou em 33 municípios e teve maioria dos votos na capital, Manaus.
Na época, o senador Eduardo Braga também estava concorrendo e havia vencido em 28 municípios.
Em votos absolutos, o governador reeleito conquistou 1.039.192 de votos, contra 795.098 votos de Eduardo Braga.
Confira municípios que votaram em Wilson Lima
- Tapauá
- Canutama
- Maraã
- Urucurituba
- Amaturá
- Japurá
- Atalaia do Norte
- Envira
- Rio Preto da Eva
- Manaus
- Coari
- Careiro da Várzea
- Autazes
- Manacapuru
- Presidente Figueiredo
- São Paulo de Olivença
- Humaitá
- Manicoré
- Tefé
- Iranduba
- Boca do Acre
- Nhamundá
- Caapiranga
- Pauini
- Guajará
- Santa Isabel do Rio Negro
- Beruri
- São Sebastião do Uatumã
- Novo Airão
- Anori
- Urucará
- Apuí
- Codajás
- Alvarães
Eduardo Braga venceu nas seguintes cidades:
- Santo Antônio do Içá
- Silves
- Itacoatiara
- Uarini
- Eirunepé
- Jutaí
- Ipixuna
- Nova Olinda do Norte
- Tabatinga
- Maués
- Boa Vista do Ramos
- Careiro
- Borba
- Barcelos
- São Gabriel da Cachoeira
- Parintins
- Lábrea
- Carauari
- Manaquiri
- Novo Aripuanã
- Juruá
- Barreirinha
- Fonte Boa
- Benjamin Constant
- Itapiranga
- Itamarati
- Tonantins
- Anamã
Vaga para Senador em 2022 fez Omar Aziz ser reeleito
Em 2022, Omar Aziz (PSD) foi reeleito para o cargo de senador pelo Amazonas, para os próximos oito anos. Aziz teve 41,42% dos votos válidos o total de 784.007 votos.
O candidato Coronel Menezes (PL) ficou em segundo lugar, com 38,99% dos votos válidos, seguido de Arthur Neto (PSDB), com 9,50%.
Leia Mais: Nova Lei abranda políticos com “ficha suja” e expõe posicionamento de senadores do AM
Cenário das eleições 2026: Prefeitos e lideranças interioranas podem alavancar algumas candidaturas
O Núcleo Investigativo do (PAB), conversou com o advogado e cientista político, Helso Ribeiro, sobre o cenário para as eleições deste ano.
Segundo o cientista político Helso Ribeiro, em números não há tanta diferença da capital para o interior em porcentagem. “Olha, o Amazonas tem essa característica que é muito dele, né? Manaus tem um pouco mais de eleitores do que todos os demais municípios somados, então aqui fica maior parte, mas também não é tanto assim, né? Manaus tem, dos eleitores do Amazonas, eu acho que cerca de 52%, não chega nem a 55%” e os 61 município, o restante” disse Ribeiro fazendo um comparativo.
Parlamentares com fortes lideranças nas calhas
Ainda segundo Dr. Helso Ribeiro, alguns parlamentares possuem fortes lideranças e apelos nas calhas do Amazonas.
“Agora, tem uma característica, tem parlamentares que com forte apelo de determinadas calhas de municípios acabam se elegendo. Um exemplo disso é o parlamentar mais longevo do Congresso Nacional, que é o voto do deputado Átila Lins, você vai ver que mais de 80%, eu diria, 85% dos votos dele vem do interior”, afirmou.
O advogado e cientista também deu outros exemplos de parlamentares com forte influencia no interior. “O deputado Sidney Leite também tem grande votação no interior. Assim como o deputado Silas Câmara, que também tem uma grande votação no interior”, enfatizou Ribeiro.
Prefeitos e lideranças podem ajudar em votos
“Então eu diria que as lideranças, não só os prefeitos, porque às vezes os prefeitos ganharam as eleições por pouco. Às vezes são dois anos de desgaste. Enfim, mas prefeitos e lideranças interioranas podem alavancar algumas candidaturas”, disse.
Rodízio de peregrinações seria uma boa estratégia
Além disso, o cientista político também fez uma avaliação sobre algumas estratégias para candidatos de cargos eletivos.
“Então eu acredito que uma boa estratégia, seria os candidatos a cargos eletivos fazerem um rodízio de peregrinações na capital e interior. A dificuldade é que o Amazonas é de uma extensão continental. O Amazonas é do tamanho de muitos países da Europa juntos. E aí, esse deslocamento sai caro, o que significa que a eleição sai cara também”, afirmou.
“Essa é a grande dificuldade. Eu custo a crer, que eu vou dar um número baixo que 80% dos candidatos, eu vou além de que 85% a 90% dos candidatos a deputado estadual e deputado federal, eles não vão percorrer todos os municípios devido a essa logística”, finalizou Helso Ribeiro.
Confira tabela de eleitoral do Amazonas na íntegra
