Quinta-feira, 11 Setembro

Um vídeo divulgado pelo Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Amazonas (Sinpol) escancarou, no último sábado (09), uma realidade alarmante: a completa negligência do poder público em garantir condições mínimas de trabalho para os agentes de segurança do município de Anamã. O que era para ser um espaço de proteção à população se transformou em um símbolo de abandono institucional e desrespeito aos servidores.

As imagens mostram uma delegacia desativada após ser condenada pela Defesa Civil, devido às constantes enchentes que afetam a cidade. O local, com estrutura comprometida, se tornou impróprio e perigoso para qualquer atividade. No entanto, a solução oferecida pelo Estado foi ainda mais precária: os policiais foram transferidos para um novo espaço igualmente insalubre, improvisado, sem divisórias, segurança, ventilação ou equipamentos básicos.

LEIA MAIS: Mãe de bebê autista arrisca a vida para cruzar rio após ignorar ponte caída em Anamã

Segundo o presidente do Sinpol, Jaime Filho, o novo ambiente de trabalho está situado em área próxima ao acesso fluvial, o que agrava a vulnerabilidade dos profissionais. O prédio é de madeira, sem isolamento, sem estrutura física adequada e com objetos apreendidos armazenados de forma improvisada.

“Encontramos uma situação inadequada, indigna, vexatória e impactante. O espaço que seria a delegacia, por conta da enchente periódica que há no município, foi condenado pela Defesa Civil, por intermédio de relatório. Por essa razão os policiais foram colocados em outro local, porém em um ambiente extremamente impróprio, insalubre, periculoso”, disse o presidente.

A situação, conforme Jaime Filho é “indigna, vexatória e impactante”, incompatível com a realidade financeira do Estado. A denúncia ainda revela que a precariedade não se limita à Polícia Civil, os policiais militares do município enfrentam problemas semelhantes, operando em condições igualmente degradantes.

“Apesar do esforço incansável dos agentes, tanto civis quanto militares, para manter a ordem e atender à comunidade, a ausência de efetivo, de estrutura física e de equipamentos compromete diretamente o serviço prestado. E ainda coloca em risco a integridade dos próprios profissionais, que seguem atuando em um cenário que mais se assemelha a um campo de abandono do que a uma unidade de segurança pública”, relatou.

A denúncia feita pelo Sinpol será formalizada em relatório que será entregue às autoridades competentes, incluindo a Assembleia Legislativa do Estado (Aleam). O objetivo é pressionar o poder público a agir com urgência, destinando recursos e emendas para reverter esse cenário desolador.

NOTA

O Núcleo de Reportagem Investigativa do Portal Alex Braga entrou em contato com a SSP-AM para falar sobre a situação da delegacia de Anamã, mas até a publicação desta matéria não obtivemos respostas. O espaço segue aberto para esclarecimentos.

LEIA MAIS: Prefeita Kátia Dantas é denunciada por crimes ambientais e nepotismo em Anamã

Exit mobile version