Domingo, 2 Novembro

O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), causou polêmica nesta semana ao divulgar em seu perfil oficial no Instagram um vídeo no qual aparece inaugurando o novo pronto atendimento do Complexo Hospitalar da Zona Sul. Na publicação, o governador destacou que a unidade está adotando o chamado “fast track”, sistema de triagem rápida inspirado no modelo do Hospital Delphina Aziz, e afirmou que a iniciativa representa uma ampliação do “padrão Delphina” para toda a rede estadual de saúde.

“Estamos inaugurando o fast track. Essa estrutura que está montada aqui faz com que qualquer cidadão que chegue aqui, independentemente do problema, vá para uma sala de triagem, e lá haja uma definição de qual o caminho esse paciente vai seguir. Às vezes é um paciente que não está em uma situação tão grave, então ele não precisa esperar tanto tempo. Diferente do paciente que chega numa situação mais agravada – ele passa também pela triagem, mas aí já segue outro caminho”, declarou Wilson no vídeo. “Hoje é um dia muito especial, que a gente consegue efetivamente mostrar de forma concreta e consolidar as mudanças que estamos fazendo na rede estadual.”

Apesar do tom otimista, a recepção do vídeo nas redes sociais foi tudo menos calorosa. A publicação do governador foi inundada por uma avalanche de críticas de internautas, que denunciaram o descaso com a saúde pública, tempos de espera absurdos, falta de médicos e consultas represadas no Sisreg (Sistema de Regulação).

LEIA MAIS: Os Judas que cercam Wilson Lima e tiram o sono do governador

“Não votem em Wilson Lima para nada em 2026, pior governador da história do Amazonas”, escreveu um usuário revoltado no Instagram.

“Wilson e seu maravilhoso mundo encantado… mas que todos sabemos que para quem precisa é um pesadelo”, ironizou outro.

“Tô há três meses esperando pra fazer um exame de rotina e até agora nada. Isso porque a saúde em Manaus tá mil maravilhas, né?”, criticou uma seguidora.

“Não adianta ampliar hospital se o que precisa é mais médico. Às vezes tem dois médicos pra atender um monte de gente. Sem contar a demora absurda para ser atendido”, comentou outro.

“As consultas do Sisreg estão demorando demais, não melhorou nada”, afirmou um internauta.

“Semana passada fiquei de 23h até as 5h da manhã esperando atendimento. Um absurdo! Apenas um médico atendendo. Fora que o exame demorou três horas pra sair o resultado”, relatou outra usuária no Instagram.

LEIA MAIS: Wilson Lima torra mais de R$ 93 milhões em propaganda para “enfeitar” caos na gestão