Sábado, 20 Setembro

Um escândalo envolvendo manobras políticas e práticas questionáveis está gerando indignação em Manaus. O governador Wilson Lima, tem sido acusado de usar seu poder para proteger um aliado político de uma dívida judicial relacionada à pensão alimentícia.

Danilo Vieira da Silva, ex-chefe de gabinete de um deputado na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), está sendo alvo de uma execução judicial por não pagar pensão alimentícia devida à sua filha.

Danilo Vieira da Silva

O valor da dívida é de R$ 22.533,05, de acordo com o processo 0639209-33.2023.8.04.0001 da 1ª Vara de Família da Comarca de Manaus.

LEIA MAIS: Wilson Lima identifica os deputados traidores e prepara a guilhotina

Ofício

Em uma tentativa de escapar da cobrança, Danilo solicitou exoneração do cargo, que garantia a retenção de seu salário para quitar a dívida. No entanto, para garantir que ele continuasse recebendo, a atual companheira de Danilo foi nomeada para o cargo de chefe de gabinete, dando a impressão de que se tratava de uma simples “troca” de funções dentro da ALEAM.

Exoneração de Danilo

Essa manobra foi concretizada em fevereiro de 2024, com a publicação da Portaria nº 0306/2024/GP, que nomeou a companheira de Danilo, Priscila da Silva Souza, para o cargo anteriormente ocupado por ele. A medida foi vista por muitos como uma estratégia para proteger Danilo, já que, ao transferir o cargo para sua companheira, ele conseguiu evitar o bloqueio judicial de seu salário e garantir que a dívida continuasse sem ser cobrada.

Nomeação de Priscila
Priscila e Danilo

O fato gerou ainda mais revolta quando a ex-esposa de Danilo, em um ato de desespero, procurou a Aleam, para intercedesse que Danilo cumprisse com a obrigação de pagar a pensão alimentícia, mas nada foi feito.

A sequência de eventos não terminou por aí. Mesmo após a manobra para proteger Danilo, ele foi novamente nomeado por Wilson Lima para um cargo de confiança dentro do Governo do Amazonas, dessa vez na Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (SEPA).

O salário de Danilo foi elevado, mas a Justiça não demorou a agir. O pagamento de seu novo salário foi bloqueado em virtude da dívida judicial que ele ainda não havia quitado. A medida, que visava garantir o cumprimento da ordem de pagamento da pensão alimentícia, expôs ainda mais o descompasso entre as ações políticas e as responsabilidades pessoais de Danilo.

Nomeação de Danilo por Wilson Lima

NOTA

O Núcleo de Reportagem Investigativa do Portal Alex Braga entrou em contato com a Aleam e com a Sepa, para falar sobre o assunto, mas até a publicação desta matéria não obtivemos respostas. O espaços segue aberto para esclarecimentos.

LEIA MAIS: Após comer carne com ouro na Grécia, Cidade volta e avisa a Wilson: a batata está assando