Sábado, 12 Julho

Os deputados estaduais Thiago Abrahim (UB), George Lins (UB) e Débora Menezes (PL), aliados políticos do governador Wilson Lima (UB), resolveram visitar hospitais da Suécia nos últimos dias. A viagem, até agora sem divulgação de custos, ocorre enquanto os “legisladores do povo” se ausentam de seus postos de “fiscalizadores” do Governo, no mesmo momento em que Saúde do Amazonas afunda ainda mais em caos e abandono.

De acordo com publicações feitas nas redes sociais dos próprios deputados, a viagem teria ocorrido na última semana e, de acordo com eles, o objetivo seria conhecer e entender os métodos suécos para reproduzir nas unidades hospitalares de Manaus.

No entanto, a não ser que seja para participarem de uma cerimônia para cortar fitas ou para compor as fotos da comitiva de Wilson Lima, os deputados sequer visitam unidades como os HPS João Lúcio, Platão Araújo, 28 de Agosto, Delphina Aziz, entre outros.

Leia mais: Hospital Platão Araújo, o colapso que virou um negócio bilionário na gestão Wilson Lima

Vale ressaltar que todos o hospitais citados acima, com exceção do João Lúcio, foram entregues à Organizações Sociais de outros estados por bilhões de reais.

Leia mais: Wilson Lima decide entregar Platão Araújo para Organização Social por mais de R$ 1 bilhão

Mas afinal, quem custeou o traslado desses deputados para a terra escandinava?

Portal da Transparência sem Transparência

Nossa equipe de reportagem revirou o portal da Transparência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), procurando por informações a respeito da viagem do trio de deputados, mas nada foi encontrado, visto que os dados constantes só vão até abril deste ano, ficando inviável confirmar se tal viagem foi custeada com recurso público, além de quanto de verba foi gasto para a programação.

Não bastasse isso, antes de ir para Estolcomo, na Suécia, o deputado George Lins esteve em Londres onde teria participado de um evento sobre Inteligência Artificial (IA), o AI Summit.

Em um vídeo publicado em suas redes sociais, o deputado ainda cita que as ferramentas de inteligência artificial têm sido utilizadas na saúde para otimizar o atendimento à população amazonense, o que não condiz com a realidade enfrentada e exposta pelo povo.

Posicionamento

O Portal Alex Braga (PAB) enviou demanda para a diretoria de comunicação da Aleam para cobrar esclarecimentos a respeito dos custos das viagens dos deputados, mas até o fechamento desta matéria não fomos respondidos.