Quinta-feira, 10 Julho

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), viaja nesta segunda-feira (16), ao Canadá, para fazer parte da reunião da cúpula do G7. O evento mantém uma expectativa do primeiro encontro de Lula com outros líderes, como o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e Volodymyr Zelensky, da Ucrânia.

A cúpula tem como países membros o Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá. O Brasil foi convidado após anos sem estar presente nas reuniões, assim como a África do Sul, Austrália, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Índia e México.

O grupo se reúne em meio aos conflitos de guerra que explodem no Oriente Médio, o qual será o principal tema discutido entre os países integrantes da cúpula.

Entre um dos encontros de Lula confirmados, estão em sua agenda uma reunião com o primeiro-ministro canadanse, Mark Carney. Segundo fontes do governo, o presidente também uma previsão de encontro com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a convite do próprio líder ucraniano.

De acordo com as fontes, já um encontro particular com o presidente estaduniense, Donald Trump, seja pouco provável, em meio aos recentes conflitos políticos entre os dois países.

Conforme a agenda do presidente Lula, ele tem a previsão de retorno ao Brasil, logo após o fim do debate da cúpula, na noite desta terça-feira (17).