Domingo, 12 Outubro

Enquanto o governador Wilson Lima se movimenta em clima de campanha rumo ao Senado em 2026, vídeos e denúncias sobre o estado crítico da saúde pública do Amazonas têm viralizado nas redes sociais. A insatisfação da população tem crescido diante da precariedade dos hospitais, com destaque para o Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (ICAM).

https://portaldoalexbraga.com.br/wp-content/uploads/2025/04/FDownloader.Net_AQOuIwHy8bs7ZfKqDQ8Zpos_hlfOMzlIbrPXYK3rQXo3sy8hF0dnRIIgKKIZ40nbbPvM_-U9yYR3LDsBrt9ynsQ3_720p_HD.mp4

Em um vídeo que circula amplamente nas plataformas digitais, uma acompanhante de paciente no ICAM faz um desabafo revoltado. “Tá vendo, Wilson Lima? Olha aqui o ICAM. Os meninos vomitaram e não tem ninguém da limpeza aqui. A mãe do paciente que tá limpando. Eu que tô limpando. Além de faltar remédio, as camas não têm lençol. Sacanagem isso. Atendimento péssimo”, afirma, mostrando o interior da unidade.

Leia mais: Vídeos: acompanhantes limpam Maternidade Ana Braga: ‘está entregue às baratas’

As imagens, que mostram a ausência de profissionais de limpeza e a presença de acompanhantes realizando os serviços de higiene, causaram indignação entre os internautas. Uma usuária comentou: “Lá só servem frango todo dia. Enquanto isso, a conta bancária do nosso governador tá recheadíssima”.

Relato de internauta

Outra mulher relatou: “Passei sete dias lá e o banheiro era podre. Limparam só duas vezes em uma semana”.

Relato de internauta

Maternidade Ana Braga “entregue as baratas”

As críticas não se limitam ao ICAM. Nesta mesma semana, o Portal do Alex Braga divulgou uma grave denúncia sobre a Maternidade Ana Braga. A reportagem aponta que acompanhantes de mulheres que acabaram de dar à luz estão arcando com os custos de produtos de limpeza e executando serviços gerais, devido ao abandono das funções por parte dos profissionais da limpeza, que estariam há três meses sem receber salários.

Leitos sem lençóis

“Aqui só tem dipirona e sulfato ferroso. Os outros medicamentos estão em falta. Os banheiros estão imundos e, se a gente quiser limpo, tem que trazer material de casa. Até uma vassoura eu tive que arrumar para varrer. Lençóis para os leitos não têm, e as cadeiras que ficam com os acompanhantes estão todas quebradas”, contou uma acompanhante, que pediu anonimato por medo de retaliações.

A situação foi classificada por ela como “entregue às baratas” e revela não apenas o abandono estrutural, mas também a crise de gestão que afeta diretamente a dignidade de pacientes e seus familiares.

NOTA

O Núcleo de Reportagem Investigativa do Portal Alex Braga entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) pata comentar a denúncia, mas até a publicação desta matéria não obtivemos respostas. O espaço segue aberto para esclarecimentos.

Leia mais: Vídeos: pacientes ficam sem ar-condicionado e recebem almoço estragado no 28 de Agosto

Exit mobile version