Domingo, 15 Junho

Os deputados estaduais Adjuto Afonso (União), Roberto Cidade (União), Felipe Souza (PRD) e Péricles Nascimento (PL) embarcaram recentemente para Orlando, nos Estados Unidos, em uma viagem bancada com dinheiro público. Registrada como “missão institucional”, a viagem foi publicada no Diário Oficial da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) na segunda-feira (19), mas chamou atenção pela falta de transparência e ausência de informações sobre os objetivos e compromissos oficiais.

Confira a publicação do Diário Oficial do Legislativo: Confira aqui

Portaria de autorizações

A ausência de transparência se estende também às redes sociais dos parlamentares. Nenhum dos deputados envolvidos — entre eles, Adjuto Afonso, Roberto Cidade, Felipe Souza e Péricles Nascimento — publicou qualquer informação sobre o itinerário, compromissos oficiais ou mesmo justificativas para a viagem internacional.

Leia mais: Deputados estaduais e vereadores de Manaus ganham mais um feriadão remunerado

Rede social de Orlando Muniz

Além dos parlamentares, chamou a atenção a presença de Orlando Muniz da Silva, servidor público e diretor administrativo-financeiro do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), conhecido nas redes sociais por atuar como influenciador digital na área de turismo — com foco justamente em Orlando, na Flórida. Muniz, que aparece no Portal da Transparência da Aleam, nos meses de janeiro e abril, em cargos comissionados, divulga conteúdos sobre outlets, parques temáticos e roteiros turísticos no destino norte-americano. Agora, está entre os que embarcaram com verba pública.

Orlando Muniz diretor administrativo financeiro do Cetam

Link da nomeação do Orlando Muniz: Confira aqui

Orlando Muniz nomeado para o cargo
comissionado de Assessor Especial de Comissão Técnica da Aleam em abril deste ano

A falta de informações oficiais levanta dúvidas sobre o caráter institucional da viagem. A sociedade não foi informada sobre encontros, reuniões ou quaisquer atividades de interesse público nos Estados Unidos.

Diante do cenário de dificuldades enfrentado pela população do Amazonas — com deficiências graves em áreas como saúde, segurança pública e geração de empregos —, a viagem dos deputados, sem prestação de contas prévia e sem justificativas claras, gera indignação e coloca em xeque a responsabilidade no uso do dinheiro público.

NOTA

O Núcleo de Reportagem investigativa do Portal Alex Braga entrou em contato com a Aleam para questionar detalhes como data de ida e volta da viagem, motivo pelo qual os deputados estão indo e o custo aos cofres públicos, mas até a publicação desta reportagem a Aleam não se manifestou. O espaço segue aberto para esclarecimentos.

Leia mais: Mais deputados para o Amazonas significa vida melhor para a população?