Amazonas – Policias militares expressam total indignação contra decisão do governador Wilson Lima (UB). É inaceitável que, além da sobrecarga diária e da falta de valorização, os policiais militares do estado do Amazonas agora enfrentem a ameaça de uma nova lei que busca burocratizar as promoções dos agentes de segurança pública. A indignação é palpável entre os profissionais que dedicam suas vidas à proteção da sociedade.
Um sargento da Polícia Militar do Amazonas, que preferiu manter sua identidade em sigilo por medo de represálias, revelou que está em discussão um estudo que pretende alterar a legislação vigente sobre promoções, afetando exclusivamente os “praças”.
“É revoltante constatar que essas mudanças não se aplicam aos oficiais, perpetuando uma desigualdade que já é sentida no nosso dia a dia”, afirma o policial.
Segundo o agente, a proposta prevê que dois terços das promoções sejam destinadas aos mais antigos, e a seleção será feita por meio de uma prova escrita. Além disso, a realização do Teste de Aptidão Física (TAF) se tornará obrigatória, alterando radicalmente as regras para aqueles que aguardam há anos uma promoção merecida.
A possibilidade de alteração do texto da lei estadual 4044 de 2014, que já prevê a reestruturação da Carreira de Praças Militares do Estado do Amazonas, é mais um motivo para a indignação crescente entre os policiais.

“É hora de ouvir a voz daqueles que arriscam tudo pela segurança da população e garantir que suas contribuições sejam devidamente reconhecidas e valorizadas. A luta pela dignidade e respeito à categoria deve ser uma prioridade”, desabafou o agente de segurança.
Novos policiais
Os policiais que ingressaram na Polícia Militar em 2024 relatam estar submetidos a escalas exaustivas de trabalho diariamente. Segundo eles, são obrigados a atuar todos os dias, ficando de fora das escalas de serviço regulamentares, previstas em lei como obrigatórias para os agentes.
“Tanta luta pela nossa classe, e agora vem essa informação. O sentimento é de indignação e revolta”, explanou.
Leia Mais: Vídeo de policial civil rendendo bandidos é uma aula de segurança pública para o governador Wilson Lima
Nota
O Núcleo Investigativo do Portal Alex Braga entrou em contato a assessoria do governo e da polícia miliar questionando esclarecimentos sobre a denúncia realizada.

Até o fechamento da edição não recebemos nenhuma resposta. O espaço do Portal Alex Braga continua aberto.