O líder do Partido Liberal (PL), na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante, protocolou, nesta segunda-feira (14), um requerimento que pede urgência no Projeto de Lei que anistia os condenados do 8 de janeiro. A meta é que o PL é seja que votado após o feriado da Páscoa.
O texto do pedido recebeu o apoio de 264 deputados, o qual era necessário ter no mínimo 257 assinaturas para ser protocolado. Com duas assinaturas consideradas inválidas pela Câmara, o total ficou com 262, por terem sido feitas por Sóstenes e o deputado Zucco (PL-RS), como líderes e não de forma individual.
Os deputados e partidos incluídos na lista de assinaturas são 90 do Partido Liberal, 40 do União Brasil, 35 do Partido Progressistas, 28 do Republicanos, 23 do PSCD e 20 do MDB. Outros 146 deputados de partidos com representantes na Esplanada do governo Lula, também assinaram o pedido.
Com mais do número mínimo de assinatura, o requerimento deve esperar pela a análise do presidente da Câmara Hugo Motta (Republicanos-PB), que coloca-lo em pauta no plenário. Caso, o documento vá a votação, o mesmo precisará da maioria absoluta de 257 votos para ser aprovado.