A 5º Mutirão de Cirurgia de Catarata e Pterígio, foi realizada na última quarta-feira (19), no interior do Amazonas. A ação foi promovida pela Secretaria de Saúde do município de Alvarães, no centro cirúrgico do Hospital São Joaquim.
A mobilização trouxe a população a realização de exames pré-operatórios gratuitos com acompanhamento pós cirurgia aos pacientes. O procedimento tem o objetivo de tratar e prevê o tratamento da catarata na população.
“Esse mutirão veio para mudar vidas! A catarata é responsável por quase metade dos casos de cegueira no mundo, e a única solução eficaz é a cirurgia.”
As doenças atingem principalmente as pessoas com mais de 60 anos e é a principal causa da cegueira no mundo. A catarata se caracteriza por uma lesão ocular que torna o cristalino opaco, causando a perda progressiva da visão. Enquanto o pterígio é o crescimento anormal de tecido na superfície do olho.


Com isso, a Secretaria de Saúde de Alvarães decidiu tomar a iniciativa de promover os procedimentos que sem internações e com uma recuperação ágil e segura que levam menos de 15 minutos para ser realizada.