Manaus acordou hoje com a notícia de que a Polícia Federal descobriu, mais uma vez, o uso das forças de Segurança Pública do Amazonas para favorecer o crime. A Operação Ourives revela a escolta da SSP para barcos, aeronaves e caminhões carregados com ouro ilegal, enquanto os amazonenses sofrem nas mãos de bandidos.
Vou colocar aqui o que a Polícia Federa revelou.
“O transporte do minério até a capital era realizado por embarcações, caminhões e aeronaves, com apoio de agentes da segurança pública estadual, que garantiam o fluxo da carga ilícita. Esses agentes também forneciam o ouro ilegal e coordenavam sua distribuição com intermediários, incluindo ourives e empresários. A organização operava com uma estrutura definida, utilizando empresas de fachada para ocultar transações financeiras ilícitas”.
Polícia Federal
Ano passado revelei como o governo Wilson Lima transformou o Amazonas num lugar perigoso, uma Disneylândia dos bandidos.
Wilson Lima teve dois secretários de Segurança afastados por suspeita de envolvimento com o crime. Se tivéssemos uma Assembleia Legislativa decente, o governador seria alvo de um processo de investigação e impeachment.
Mas os deputados estaduais do Amazonas são subservientes. Passadores de pano.
leia mais: Segurança pública: veja como Wilson Lima fez de Manaus a capital mais violenta do Brasil
No Governo Wilson Lima, o ex-chefe de inteligência foi preso. O delegado Samir Freire fou pego usando a SSP por conta do mesmo crime da operação de hoje: contrabando de ouro ilegal.
Ou seja, ele saiu, mas o crime continua operando dentro do Estado.
“Os envolvidos poderão ser responsabilizados pelos crimes de usurpação de bens da União , peculato , formação de milícia, organização criminosa, dentre outros crimes correlatos”, afirma a Polícia Federal.
Eu preciso falar mais alguma coisa?