Amazonas – A Prefeitura do município de Careiro da Várzea contratou, em 2022, a empresa JML Gomes Filho para concluir a construção do Centro de Esporte e Lazer, incluindo um ginásio poliesportivo, uma praça e um reservatório na comunidade Divino Espírito Santo, no distrito do Cumã. A empresa, fundada em 2016, tem sede no município de Rio Preto da Eva.

Conforme o contrato publicado no Diário Oficial dos Municípios, inicialmente, a JML foi contratada pelo valor de quase R$ 1,5 milhão e tinha previsão de conclusão das obras em 120 dias. No entanto, em setembro de 2024, a empresa publicou o sexto termo aditivo, ou seja, quase três anos se passaram e as obras ainda não foram concluídas.

De acordo com esse documento, a responsável pela fiscalização das obras seria a engenheira civil do município, Nayra Thauana Enes Martins. O Portal do Alex Braga descobriu que Nayra é proprietária da empresa WR Engenharia e Consultoria LTDA.

Publicidade suspeita
Há várias publicações indicando que funcionários da empresa da engenheira estariam realizando fiscalizações nas obras pertencentes à JML.

O que chama atenção é que, na mesma página da WR, há outras publicações apontando que, em outubro de 2023, integrantes da empresa de Nayra teriam participado diretamente da entrega da obra da estrada do Cambixe.


Denúncia
Denúncia recebidas pelo Portal apontam que supostamente existiria no município um conjunto de empresas que sempre estariam ganhado as licitações e reversando entre si. Vários documentos foram enviados para nossa redação com supostas irregularidades cometidas pela Comissão de licitação do Careiro.
O prefeito Pedro Guedes (PSD) foi reeleito em 2024. Ele nomeou seu próprio filho José Pedro Souza Guedes como Secretário Municipal de Finanças.
Entramos em contato com a Prefeitura para saber o posicionamento sobre o caso, porém até o fechamento da reportagem não recebemos nenhuma resposta.
