O prefeito de Silves, Paulino Grana (Republicanos) decidiu comprar mais de R$ 6 milhões em comida em uma pequena distribuidora de gás de Manaus. O contrato verificado por nossa equipe de jornalismo no Diário Oficial chama a atenção pelo alto valor, pela empresa vencedora da licitação e pela falta de informações detalhadas.
Entre os produtos com maior predominância, em temperos, sachês de chá, mucilon, milho para pipoca, biscoitos, bolacha de água e sal, café, carnes, verduras, garrafas de sucos, frango, gelatinas, aveia, leite em pó e outros.
Entre os principais itens da lista de compras do prefeito estão os seguintes produtos:
- Açafrão – 50g (400 unidades);
- Pimenta do reino – 500g (mais de 2 mil unidades);
- Gelatinas de Morango / Abacaxi / Uva – 1kg (mais 200 unidades, cada);
- Mucilon – 400g (mais de 2 mil unidades);
- Milho para pipoca – 500g (2,6 mil unidades);
- Biscoito doce – caixa (mais de 1.000 unidades);
- Biscoito salgado – caixa (3,9 mil unidades);
- Bolacha água e sal – Pacote (2,4 mil unidades);
- Café em pó – 250g (mais de 7,7 mil unidades);
- Carne Bovina tipo pá – 1kg (mais de 43 mil unidades);
- Carne Bovina Moída tipo patinho – 1kg (mais de 23 mil unidades);
- Frango Congelado Cartela – (mais de 83 mil unidades);
- Bandeja de ovos de galinha – (mais de 8,6 mil unidades);
A distribuidora com o nome fantasia Kadoshi Distribuidora venceu a concorrência pública no processo de homologação, publicado no Diário Oficial dos Municípios (DOM). Em seus dados cadastrais, a empresa afirma prestar outros serviços, que incluem a construção de rodovias e ferrovias, manutenção de equipamentos hidráulicos. O comércio varejista de alimentos aparece como atividade secundária.
Veja:


No entanto, em suas redes sociais, a distribuidora apresenta ser apenas um pequeno estabelecimento de entrega de gás, água e bebidas. Conforme a divulgação, o local não apresenta a venda ou a distribuição dos alimentos requisitados pela Prefeitura de Silves.





Mesmo assim, a empresa foi escolhida para fornecer os itens de alimentos ao município. Com uma extensa lista de produtos, que apenas uma empresa especializada em alimentos teria condições de fornecer, porém, o serviço foi atribuído à distribuidora de gás.
Com isso, a empresa irá fornecer os alimentos pelo valor total de R$ 6.841.492,12 (seis milhões, oitocentos e quarenta e um mil, quatrocentos e noventa e dois reais e doze centavos).
Veja a publicação completa:
Escândalos de Grana
Nas últimas eleições o prefeito Paulino Grana, foi denunciado por suposta distribuição de combustíveis em sua pré-candidatura à prefeitura. O caso foi levado à Justiça Eleitoral, que após ser realizada uma investigação, foi constatada a distribuição indevida.
Leia mais: Empresária beneficiada com Auxílio Emergencial e filho recebem milhões da Prefeitura de Silves
Apesar da ação da Justiça não ter levado a cassação de Paulino Grana, foi reforçado na decisão a proibição de sua candidatura nas próximas eleições.
Posicionamento da prefeitura
A equipe do jornalismo do Portal Alex Braga, tentou contato com a prefeitura de Silves, para pedir mais esclarecimentos sobre a escolha da distribuidora para fornecer os produtos alimentícios. Porém até o fechamento desta matéria não obtivemos respostas.
