Na manhã desta terça-feira (25), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) foi tomada por centenas de aprovados no concurso da Segurança Pública (SSP-AM), que se reuniram para cobrar o cumprimento das convocações prometidas pelo governador Wilson Lima (União Brasil).
Os manifestantes, que incluem candidatos aprovados tanto na capital quanto no interior do Estado, pedem a convocação dos 1.000 aprovados restantes, uma promessa que ainda não foi cumprida.
Em setembro de 2024, o secretário de Segurança Pública, coronel Marcus Vinícius Almeida, anunciou que os estudos para a convocação já estavam em andamento. A promessa foi reforçada pelo próprio governador no dia 4 de fevereiro, durante outra manifestação dos aprovados na Aleam. No entanto, em um anúncio feito no dia 12 de fevereiro, Wilson Lima convocou apenas 500 novos policiais militares, com a entrega da documentação prevista para maio e o início do curso de formação programado para junho.
Leia Mais: Aprovados no concurso da Segurança protestam contra Governo do AM: ‘estamos sem respost
O presidente da comissão de aprovados, Paulo Machida, usou a Tribuna da Aleam para expressar o descontentamento do grupo. “O governo do Amazonas se comprometeu a convocar os 1.000 aprovados restantes e não cumpriu. Em um estado que arrecada o suficiente, mas tem um déficit de mais de 8 mil servidores, nosso gestor não cumpre a sua palavra”, disse.
O Outro lado
O Núcleo Investigativo do Portal Alex Braga entrou em contato com a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas para obter um posicionamento sobre as reclamações dos aprovados, mas até o momento não obteve retorno.
O espaço segue aberto para esclarecimentos.
Leia Mais: A longa agonia dos mais de 3 mil aprovados no concurso da Segurança pública do AM