Segunda-feira, 20 Janeiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve reunir os ministros do Governo, nesta sexta-feira (10), para discutir sobre as mudanças nas redes sociais anunciadas pela Meta.

Com o anúncio da Meta sobre a desativação do serviço de checagem de fatos nas redes sociais, a reunião de Lula, deve discutir sobre regulação das redes sociais. A Meta compõe as plataformas Instagram, Facebook e Whatsapp.

A situação traz á torna o tema da regulação das redes sociais que divide opiniões entre as alas da direita e da esquerda.

A reunião contou com a presença dos ministros Rui Costa (Casa Civil), Juscelino Filho (Comunicações), Manoel Carlos de Almeida (Ministério da Justiça) e ainda com o futuro ministro da Secretaria de Comunicação (Secom), o publicitário Sidônio Palmeira.

A nova mudança nas plataformas é a nova ferramenta de “notas de comunidade”, também usada pelo X, de Elon Musk. O recurso permite que os próprios usuários façam as correções.

Com a decisão, Lula criticou a empresa sobre o tratamento dos conteúdos publicados nas redes sociais e afirmou que a soberania de um país devem ser “resguardadas”.

“Nós queremos, na verdade, é que cada país tenha a sua soberania resguardada. Não pode um cidadão, não pode dois cidadãos, não pode três cidadãos, acharem que podem ferir a soberania de nação”, disse o presidente.

Com isso, o presidente ainda defendeu a regulamentação das redes sociais, com regras iguais tanto para o contexto digital quanto no mundo real.