Manaus – Enfermeiros do Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto revelaram ao Portal Alex Braga (PAB), que o memorando n° 97 emitido pela Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM) causou pânico entre os funcionários da unidade hospitalar. Após as denúncias de que médicos foram “despejados” da unidade, um documento ao qual nossa reportagem teve acesso pressiona os profissionais a assinar ficha que abre brecha para que os profissionais sejam os próximos a deixarem a unidade.
“É muito complicado essa situação, é muita informação desencontrada estamos sendo expulsos do 28 de Agosto pela Agir”.
O documento foi emitido pela SES-AM dia 27 de dezembro, e será usado pelos recursos humanos para remanejar os enfermeiros que não quisessem mais atuar no 28 de Agosto e manda-los para outras unidades.
Leia Mais: Exclusivo: servidores do 28 de Agosto expõem caos dentro do hospital
Documento gera pânico entre enfermeiros do 28 de Agosto
Os enfermeiros relataram à nossa equipe de reportagem que estão: “sem rumo, nós funcionários do 28 de Agosto estamos sem destino no governo do Wilson Lima, estamos iguais aos médicos sendo desvalorizados”, informou uma servidora.
O memorando n° 97 informa que: o servidor interessado em solicitar a remoção deverá procurar o ponto focal designado no Complexo Hospitalar Zona Sul.
Abaixo confira o documento de remoção.
O documento pegou os enfermeiros e técnicos de enfermagem totalmente de surpresa. Segundo eles, após a OS Agir Saúde assumir o comando do 28 de Agosto muitas mudanças repentinas aconteceram.
Confira o vídeo dos enfermeiros no 28 de Agosto
Pânico entre os enfermeiros
Em grupos do WhatsApp os servidores e enfermeiros da unidade hospitalar demonstram o pânico que estão sentindo com essas alterações sem aviso prévio.
Segundo os próprios enfermeiros a OS contratada pelo governador Wilson Lima (UB), não os querem trabalhando lá e por isso esse memorando de remoção.
Confira as imagens abaixo:
Ouça o áudio denúncia
Leia Mais: Exclusivo: direção do Hospital 28 de Agosto é acusada de fraudar seleção para prejudicar servidores
Agir Saúde é responsável pelo 28 de Agosto
O governo do Amazonas através da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), comandada pela secretária Nayara Oliveira, contratou uma Organização Social (OS) denominada Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (AGIR), por mais de R$ 2 bilhões de reais para gerenciar o Hospital 28 de Agosto e do Instituto da Mulher Dona Lindu, em Manaus.
O contrato foi publicado no Diário Oficial do Amazonas no último dia 2 de dezembro e foi assinado pelo Secretário Executivo da SES, Silvio Romano Benjamin Junior. O portal da receita federal do Brasil mostra que a empresa tem sede em Goiás.
Confira o documento emitido pela SES-AM
Leia Mais: Ex-funcionária da OS que assumiu 28 de Agosto denuncia empresa por emitir notas fiscais falsas
Nota
O Núcleo Investigativo do PAB, enviou a SES-AM um pedido de nota para saber o que acontecerá após esse documento.
Até a publicação da matéria nossa equipe não obteve retorno da secretaria de saúde. O espaço segue aberto para manifestação.