Domingo, 8 Dezembro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve em reunião, nesta segunda-feira (25), com a equipe econômica, para discutir sobre as medidas do novo arcabouço fiscal. O encontro acontece em meio as expectativas do anúncio do corte de gastos.

O momento reuniu os ministérios que integram a Junta de Execução Orçamentária (JEO), responsável pela orientação das decisões de política fiscal do presidente. Entre eles, o ministros Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda), Esther Dweck (Gestão) e o secretário-executivo do Ministério do Planejamento, Gustavo José de Guimarães.

O assunto que vem sendo discutido há semanas pelo governo, visa garantir a viabilidade da regra que limita o crescimento das despesas, o arcabouço fiscal. Porém, a proposta exige a aprovação Congresso Nacional.

Entre os temas, estão sendo debatidos a limitação do aumento do salário mínimo, mudar as regras de aposentadoria de militares e alterar o seguro-desemprego. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou na última semana, que as propostas seriam apresentadas para o presidente e somente então poderiam ser anunciadas.