O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se encontrar, nesta quarta-feira (27), com os presidentes do Congresso Nacional, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), com a equipe econômica do governo e o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para tratar sobre o pacote de corte de gastos públicos.
A equipe econômica formada pelos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento), Rui Costa (Casa Civil) e Esther Dweck (Gestão), pretende enviar a proposta, nesta quinta-feira (28), paras ser aprovada pelos presidentes do Congresso Nacional.
Leia mais: Vereadores de Manaus querem aumentar o próprio salário duas vezes em 2025
Entre as medidas discutidas entre os membros da equipe, estão a limitação do aumento do salário mínimo, mudanças das regras de aposentaria dos militares. E ainda a alteração do formato de pagamentos do seguro-desemprego e do abono salarial e outros.
O vice-presidente e ministro de Comércio e Serviços do governo, Geraldo Alckmin também comentou sobre o corte de gastos e revelou que a proposta deverá ser anunciada nas próximas horas após a reunião.
“O mundo inteiro se endividou em razão da Covid, 100 trilhões. Há necessidade se se fazer um esforço grande na área fiscal, e o Brasil vai cumprir rigorosamente esse arcabouço fiscal”, disse.