Quarta-feira, 30 Abril

A Argentina foi único país do G20, a não assinar a carta com intenções conjuntas da 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20), conforme o documento publicado, nesta sexta-feira (8), em Brasília.

O evento que reúne os presidentes do parlamento de países membros do G20, com o tema “Parlamentares por um mundo justo e um planeta sustentável”.

Com um documento de 12 páginas que incluíam temas como combate à fome, à pobreza e à desigualdade. E ainda o desenvolvimento nas áreas econômicas, sociais e ambientais e também uma reforma na governança global.

A Argentina, por outro lado, não esteve entre os países que estiveram de acordo, segundo descrito no documento: “A Argentina se desvincula desta Declaração Conjunta”.

Mesmo assim, o documento apresenta ressalvas que alguns países não apoiaram todos os tópicos.

“Devido às suas posições constitucionais ou a outros fatores, alguns presidentes de Parlamento não podem se associar diretamente a declarações políticas substantivas e, portanto, este documento não deve ser visto como indicação de apoio específico deles a todas as seções”, afirma o documento.