Sábado, 5 Outubro

Manaus – Mais um denúncia chegou ao Núcleo Investigativo do PAB, desta vez, servidores e funcionários apontam a falta de noradrenalina e a negligência que se encontra o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, administrado pela Secretaria de Saúde de Estado (SES-AM) e pelo Governador Wilson Lima (UB).

Foto: Reprodução/ Hospital 28 de Agosto

Leia Mais: Hospital ‘Delphina Aziz’ pode paralisar atendimento após 4 meses de calote do Estado

Funcionários e servidores do Hospital 28 de Agosto, procuraram à nossa equipe de reportagem para denunciar o descaso, negligência médica, falta de estrutura e as condições precárias que se encontram a unidade hospitalar da zona Sul, de Manaus.

Falta Noradrenalina no 28 de Agosto

A denúncia aponta que a falta do medicamento Noradrenalina, está levando os pacientes que estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital 28 de Agosto, à morte. Os denunciantes afirmam que já ocorreram diversos óbitos na unidade de saúde. Ainda, a denúncia diz que familiares de internados compraram o medicamento.

“No 28 [Hospital 28 de Agosto] na UTI não tem noradrenalina no hospital os pacientes estão morrendo por conta dessa medicação. Os médicos são obrigados a prescrever adrenalina para manter os sinais vitais do paciente. Mas por falta dessa medicação o paciente não resiste e acaba indo a óbito”.

Informa denunciantes

“É só solicitar os prontuários dos médicos, as prescrições e verificar na farmácia do 28 de Agosto essa falta desse medicamento noradrenalina. Essa diretoria teria que ser presa e junto do governador”.

Diz denunciantes

Para os denunciantes, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), teria que investigar o caso, junto com o Ministério Público do Amazonas (MP-AM). Na imagem abaixo, confira denúncia.

Foto: Denúncia 28 de Agosto

Os denunciantes, relatam a triste que é ter que trabalhar sabendo de tudo o que ocorre nos bastidores dos hospitais.

Triste essa diretoria, secretária e o governador estão acabando com a saúde“, relatam.

Foto: Denúncia 28 de Agosto

O que é Noradrenalina

A noradrenalina, ou norepinefrina, é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais e também um neurotransmissor do sistema nervoso autônomo. Suas funções incluem aumento da glicose no sangue, vasoconstrição, dilatação das pupilas e regulação do funcionamento do cérebro.

Foto: Medicamento Noradrenalina (Imagem ilustração)

Como medicamento: a noradrenalina é indicada principalmente para restaurar a pressão arterial. No entanto, seu uso pode causar efeitos colaterais como ansiedade, dor no peito, pressão alta e, nos casos mais graves, isquemia em partes do corpo e arritmias. 

A noradrenalina é utilizada no pronto-socorro ou UTI, especialmente em situações de emergência, como infarto, choque séptico ou anafilaxia, sendo aplicada diretamente na veia por médicos ou enfermeiros.

Descaso com os técnicos de enfermagem

Na mesma denúncia, fomos informados como está a situação da área de descanso dos técnicos de enfermagem que atuam no 28 de Agosto.

As fontes, afirmam que o Hospital 28 de Agosto “é só maquiagem”, e que a Organização Social Civil (OSC), que assumir a gestão, pegará um “hospital acabado igual guerra”, relatam.

Foto: Denúncia 28 de Agosto

As fontes relatam o descaso e a revolta que se encontra, atualmente, a saúde do Amazonas.

No vídeo e imagem enviados para o PAB, a área de descanso dos técnicos é recheado de colchões sujos, paredes com buracos, papelão nas janelas de vidro, e ar-condicionado mal posicionado com risco de soltar da parede e cair em cima de alguém na hora do descanso.

Confira o vídeo

Vídeo: Denúncia 28 de Agosto

28 de Agosto silencia

O Núcleo Investigativo do Portal Alex Braga (PAB), entrou em contato com a direção do Hospital 28 de Agosto sobre as denuncias repassadas à equipe.

No e-mail enviado, nossa equipe questionou sobre a falta da medicação, quanto tempo de fato esse remédio está faltando e se Secretaria de Estado de Saúde, estaria ciente dessa situação na unidade.

Foto: E-mail enviado para o Hospital 28 de Agosto
Leia Mais: Exclusivo: superlotado e sucateado, rachaduras ameaçam estrutura do Hospital 28 de Agosto
Envia sua denúncia ou sugestão para a nossa linha direta por meio do número (92) 98144-6017.