Com a volta repentina da plataforma X, do bilionário Elon Musk no país, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou uma multa de R$ 5 milhões à rede social, nesta quinta-feira (19), após descumprir o bloqueio ainda em vigor no Brasil.
Moraes solicitou a Anatel que tome as medidas necessárias para a manutenção da suspensão no prazo de 24h, assim como do uso dos servidores Cloudflare, Fastly e Edgeuno, que estavam burlando a ordem judicial.
“Não há, portanto, dúvidas de que a plataforma X sob o comando direto de Elon Musk, novamente, pretende desrespeitar o Poder Judiciário brasileiro, pois a Anatel identificou a estratégia utilizada para desobedecer à ordem judicial proferida nos autos, inclusive com a sugestão das providências a serem adotadas para a manutenção da suspensão”, escreveu Moraes.
Na última quarta-feira (18), a com a volta da plataforma, Elon Musk fez uma postagem na rede social considerada como uma suposta afronta ao Poder Judiciário. Assim como a Anatel, provedores de internet também foram avisados para implementar um novo bloqueio ao X.
Com a Supremo acompanhado a situação de perto, o rede social começou a desativar contas requeridas pela Justiça, de pessoas acusadas de tentativa de golpe de Estado no país.